Geral Saúde

ES inicia distribuição da vacina Moderna

Na quarta-feira (15), os municípios da região Metropolitana de Saúde e as superintendências regionais Norte, Sul e Central deram o pontapé inicial na distribuição da primeira remessa de doses da vacina Spikevax, da Moderna, contra a Covid-19. Com um total de 47.200 doses disponíveis, o Estado está direcionando as vacinas para os 78 municípios capixabas.

Distribuição Proporcional e Início Imediato da Vacinação

Os municípios que já retiraram suas doses na Rede de Frio Estadual, em Vitória, já estão aptos a iniciar a vacinação do público-alvo. Enquanto isso, as cidades das regiões Norte, Sul e Central de Saúde estão programadas para realizar a retirada em suas respectivas superintendências.

De acordo com o quantitativo recebido, a distribuição está sendo realizada de forma proporcional à população de cada cidade, garantindo uma distribuição justa e equitativa das doses. A expectativa é que novas remessas sejam enviadas ao Estado em breve, conforme informado pelo Ministério da Saúde.

Público-Alvo da Vacinação com a Moderna

A partir de 2024, o Ministério da Saúde definiu os critérios para a administração da vacina da Moderna como reforço contra a Covid-19. Além dos grupos prioritários estabelecidos, a vacinação será estendida para incluir crianças de seis meses a 5 anos de idade, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Com a incorporação da vacina ao Programa Nacional de Imunização (PNI), as doses de reforço serão aplicadas anualmente ou semestralmente, dependendo do grupo prioritário. Os grupos contemplados incluem pessoas com mais de 60 anos, pessoas vivendo em instituições de longa permanência, pessoas imunocomprometidas, indígenas, gestantes, puérperas, entre outros.

Idosos a partir de 60 anos, imunocomprometidos a partir de 5 anos, gestantes e puérperas receberão duas doses de reforço ao longo do ano, com um intervalo mínimo de seis meses entre elas. Para os demais grupos prioritários, uma dose de reforço será administrada anualmente.

Com essas medidas, o Estado do Espírito Santo busca fortalecer sua campanha de vacinação e combate à Covid-19, protegendo sua população contra os riscos associados à doença e suas variantes.

Leia também