Participação na maior feira de alimentos e bebidas da Europa busca abrir novos mercados para empreendedores capixabas
O Governo do Espírito Santo anunciou, nesta quinta-feira (07), a intenção de levar empreendedores capixabas dos setores do agro e de pescados, impactados pelo recente aumento das tarifas de importação dos Estados Unidos — o chamado tarifaço americano —, para a maior feira de alimentos e bebidas da Europa.
A iniciativa será viabilizada em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Atração de Investimentos (ApexBrasil) e tem como objetivo central ampliar o acesso a novos mercados, reduzindo a dependência das exportações para o mercado norte-americano.
A Anuga 2025, que acontecerá entre os dias 4 e 8 de outubro, em Colônia, na Alemanha, reúne expositores e compradores de todo o mundo. Na última edição, o evento contou com quase 8 mil expositores de 118 países e movimentou cerca de US$ 530 milhões em negócios.
A inclusão dos produtores capixabas na feira faz parte das ações emergenciais do Comitê de Enfrentamento das Consequências do Aumento das Tarifas de Importação (CETAX). Além da diversificação de mercados, o comitê mantém negociações junto ao Governo Federal para incluir mais produtos capixabas nas tratativas por isenção tarifária junto aos EUA e para revisar normas nacionais que hoje reduzem a competitividade das exportações brasileiras.
“Em razão do tarifaço ficou evidente para todos nós que precisamos reduzir a dependência do mercado americano e isso se dá buscando novos mercados, novas rotas de comercialização. E um evento dessa importância é uma alternativa muito concreta para apresentar a qualidade da produção capixaba ao mundo, a outros mercados. Tudo indica que a relação com os Estados Unidos vai continuar tensa, vai continuar instável. Essa redução da dependência é estratégica. Esse é o foco: novos mercados para o Espírito Santo”, afirmou o vice-governador Ricardo Ferraço, coordenador do CETAX.
A lista de empresas e produtos selecionados pelo governo estadual para participação na Anuga inclui produtores de café, cacau, gengibre, mamão, macadâmia, ovos de galinha, carne de frango, pimenta-do-reino e pescado.
Segundo o governo, a presença na feira deve favorecer, já no curto prazo, o reposicionamento internacional e a conquista de novos contratos comerciais para os produtos capixabas mais afetados pelo aumento das tarifas americanas.
Foto: O setor do agro capixaba foi o primeiro a ter os impactos do tarifaço apresentados e discutidos no comitê de acompanhamento