Esporte

Equipe capixaba de Robótica ganha prêmio em Mundial de equipes escolares de Fórmula 1

A equipe de robótica Pocadores, da Escola SESI de Referência – Jardim da Penha e patrocinada pela ArcelorMittal, foi premiada no Mundial de F1 in Schools, em Singapura. O evento reuniu mais de 70 equipes de 26 países em uma competição de simulação de equipes de Fórmula 1 em todas as suas complexidades, inclusive nas corridas dos protótipos dos carros.

Neste cenário de competição acirrada, a equipe Pocadores foi considerada a melhor do mundo na categoria escrutínio da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

O troféu veio após três dias de competição e depois de a equipe ser avaliada como a melhor na especificação técnica de engenharia, produção e acabamento do protótipo de corrida. As rodas do carro em miniatura foram usinadas na ArcelorMittal Tubarão. Demais partes do veículo foram feitas utilizando impressora 3D doadas pela empresa.

O campeonato de F1 in Schools World Finals é um torneio internacional organizado pela própria Fórmula 1, que desafia jovens talentos a projetar, construir e competir com carros de Fórmula 1 em miniatura, estimulando habilidades essenciais. A iniciativa incorpora os princípios do movimento STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática).

“Esse prêmio é o reconhecimento merecido pelo melhor projeto de carro, considerando critérios rigorosos como dimensões, design, inovação e engenharia. Isso demonstra que, quando os alunos são incentivados a abraçar o protagonismo em suas áreas de interesse, resultados extraordinários podem ser alcançados”, disse Josefina Prezentino, Gerente Regional – SESI Vitória.

A ArcelorMittal patrocina a iniciativa, pois reconhece a importância de apoiar projetos educacionais que promovem o desenvolvimento de jovens talentos em áreas como administração, design, marketing e engenharia. O apoio da ArcelorMittal é um exemplo concreto de como empresas podem contribuir para o crescimento e a capacitação da próxima geração de profissionais e cidadãos.

Leia também