Economia

Energia solar como alternativa de economia para capixabas

Reajustes nas contas de luz levam consumidores a buscarem opções mais sustentáveis de energia

Pela segunda vez em 2023, os capixabas vão enfrentar reajustes nas contas de luz. A partir do dia 7 de agosto as tarifas ficarão até 8% mais caras devido à atualização com os novos valores de kWh que a EDP realiza todo ano. Três meses separam este reajuste anual da decisão do STF, que estabeleceu um novo cálculo para o ICMS e resultou no acréscimo de até 10%.

Com essas mudanças pesando no bolso, surge a necessidade de encontrar formas de economizar. É o que explica o diretor de expansão da Aruna Energia Solar, Rafael Castro. “Como os reajustes crescem acima da inflação, a fatia do salário que vai pra conta de luz só aumenta. Por isso, muitos capixabas estão em busca de alternativas para economizar, como a energia solar”, afirma.

De acordo com o especialista, energia solar é um investimento que gera economia por 25 anos e pode reduzir as contas de luz em até 90%. Segundo um levantamento realizado pela Aruna Energia Solar, o valor economizado nos últimos sete anos nas residências, comércios e indústrias de consumidores adeptos no Espírito Santo é de cerca de R$15.000.000,00.

De acordo com dados divulgados pela fintech Meu Financiamento Solar, a busca por financiamento para implantação de sistema solar no Brasil cresceu em 40% no último ano. Para o diretor de expansão Rafael Castro, a economia pode explicar o aumento da procura por este tipo de energia. “A instalação de um sistema fotovoltaico é a resposta para quem está cansado de jogar dinheiro fora nas contas de energia”, concluiu o especialista.

Leia também