O Guest Bartender reunirá dois grandes nomes da mixologia no gastrobar mais badalado da Praia do Canto ao som de Dj nesta sexta-feira, 10 de março Sabores, aromas, texturas, muito gelo e descontração prometem agitar a noite capixaba nesta sexta-feira, 10 de março no Raiz do Canto a partir das 20h. É que acontece o Guest Bartender que reunirá dois grandes nomes da mixologia no Estado. O bartender da casa, João Marcos recebe para uma noite descontraída de muitos drinks autorais o argentino Jonny Piccolo ao som do Dj Zappie. O Guest Bartender é um conceito de evento da coquetelaria que surgiu na Europa e logo ganhou o mundo. Nele, o anfitrião da casa recebe um convidado que irá comandar o bar por uma noite com suas receitas autorais. Será uma oportunidade incrível para os apaixonados por drink viverem novas experiências sensoriais.
O anfitrião – O baiano João Marcos, famoso na noite capixaba pela ousadia com seus drinks autorais, começou sua carreira em São Paulo. Auto ditada, se apaixonou pela alquimia da coquetelaria na adolescência. E foi através de muitos experimentos e pesquisas que se tornou a referência que é hoje na arte de manipular sabores e criar verdadeiras experiências sensoriais a cada gole. Na capital paulista, João Marcos passou por casa como Stones Music Bar, Coco Bambu, as extintas One Way e Sexy .No Espírito Santo há 6 anos, o bartender já passou por diversas casas como o extinto e Leo Café Cocktail Bar, Balthazar, Olégario, Dona Raposa e há 4 anos comanda o bar do Raiz do Canto. Recentemente, João Marcos reformulou toda carta de drinks do Raiz do Canto.
“Um bom drink nunca é só uma bebida. É sempre uma companhia de bons ou maus momentos. Para celebrar ou curar dor de cotovelo. E foi atento a essas necessidades únicas que desenvolvi a nova carta de drinks. Alguns foram criados na base de experimentos, outros, releituras de clássicos e queridinhos”, conta João Marcos
Convidado – E quando assunto é criatividade na arte da coquetelaria, Jonny Piccolo já é referência no Espírito Santo. O argentino da província de Mendonza chegou no Estado há três anos e já se apaixonou pelas terras capixabas e suas peculiaridades. Tanto que um dos patrimônios imaterial capixaba foi a inspiração para uma das suas criações mais históricas da sua carreira. As Paneleiras de Goiabeiras foram a grande inspiração para o argentino criar o ¨As mãos de Goiabeiras¨ foi o coquetel apresentado o “Festival de Coquetelaria Enchefs 2022”, sendo o único representante do Espírito Santo no Amapá. Sobre o tema Histórias do Espírito Santo, o drink conta com nota adocicada e um toque cítrico de suco de limão e abacaxi. O xarope de frutas vermelhas produzidas por ele mesmo é temperado com cumarú e também com puxuri, uma semente cítrica e refrescante da Amazônia, da família da noz moscada. “Para lembrar o aroma no momento da queima das panelas, defumei primeiro cozinhei com diferentes tipos de temperos (pimenta rosa, alecrim, pimenta do reino, cravo da índia e laranja desidratada) durante 2 horas a 170°, depois o defumei com lascas de laranjeiras, durante 7 horas.” E para finalizar, na decoração um chocolate de café com uma compota do restante que ficou do xarope de frutas vermelhas, além das cascas de limão siciliano. Além disso, em 20221 Jonny também participou do Campeonato Nacional Argentino da Asociación Mutual de Barmen y Afines de la República Argentina, sendo classificado para o Pan Americano de Coquetelaria da Colombia, mas devido à pandemia da Covid-19 não participou.
Música – A irreverência do Dj Zappie vai agitar o encontro. Zappie que já foi DJ, produtor e apresentador do programa “Beco du Reggae” na Rádio 104,7 Universitária FM e anos depois no programa “Omelete Marginal, Radio Cidade FM, também já discotecou em eventos como “Festival Beco du Reggae”,” Pedreira Reggae Festival”, ”Festival Coletivo Canarinho”, “Ecologic”, “Soul Vibes”, “Omelete Marginal”, “Espírito Mundo (UK) (BR)”, “Viradão Cultural Vitória”. E em parceria com Alexandre Lima, Gabriel Pensador compôs a música “Só Tem Jogador”, que faz parte da trilha sonora de um dos games mais famosos do mundo, o “FIFA Soccer 12”, desenvolvido pela Eletronic Arts. Tendo como principais influências a brasilidade, Afrobeats, Black Music, Grooves, Dub e E-Music, ele promete não deixar ninguém parado.