Economia

Empresas instalam mercadinhos para beneficiar colaboradores

A Fotus Distribuidora Solar e a Perfil Alumínio apostaram no mercado autônomo da Market4u, que funciona 24 horas por dia.

Muitas pessoas aproveitam o horário de almoço para ir ao supermercado e fazer as compras do dia a dia. Só que, diversas vezes, esses estabelecimentos estão cheios, com muitas filas, o que pode causar transtornos para os clientes. Para contornar essa situação e oferecer mais comodidade aos colaboradores, algumas empresas estão apostando em mercadinhos no próprio ambiente de trabalho. É o caso da Fotus Distribuidora Solar e da Perfil Alumínio, que instalaram em suas dependências o mercado autônomo da Market4u, que funciona 24 horas por dia e oferece cerca de 500 produtos de alimentação, limpeza e bebidas. A escolha dos itens e o pagamento são feitas via aplicativo (app).

Segundo Maycon Cunha, diretor administrativo e financeiro da Fotus Distribuidora Solar, a iniciativa também visou à retenção de talentos. A companhia foi a segunda do grupo Litoral Textil a receber o estabelecimento. “A região da Rodovia Darly Santos, onde a empresa está situada, não tem muitos comércios. Os colaboradores precisam andar uma distância considerável, por cerca de dez minutos para chegar a um supermercado. Isso pode gerar um atrito para a contratação de novos profissionais e a retenção dos atuais. Com o mercado da Market4u, proporcionamos conforto e praticidade para nossos colaboradores e ainda possibilitamos momentos de interação entre eles durante o happy hour”, relata Maycon.

Já na Perfil Alumínio, localizada na Ilha dos Aires, em Vila Velha, o mercado da Market4u faz parte de um projeto de reestruturação e modernização da empresa. De acordo com Matheus Simon Casasco, responsável pela área Comercial, o intuito foi propiciar inovação, bem-estar e liberdade aos colaboradores. O mercadinho autônomo foi instalado em um ambiente descontraído, com uma espécie de arquibancada, um tablado e móveis moldáveis e retráteis. “Observamos também que muitos funcionários saíam durante o período de almoço para irem aos supermercados da região para comprar chocolates e refrigerantes e acabavam gastando muito tempo no trajeto e até corriam riscos. Com o estabelecimento dentro da própria empresa, resolvemos esses dois fatores. A aceitação foi ótima e estamos recebendo feedbacks muito bons”, conta Matheus.

Segundo Roberto Prado, diretor e um dos sócios da Market4u, o mercado autônomo permite que os colaboradores tenham a comodidade de fazer compras dentro do próprio local de trabalho, mas sem pagarem a mais pela praticidade, visto que os valores são equivalentes aos praticados em supermercados. “Fazemos intensa negociação com as indústrias para levar valores justos e competitivos aos usuários. Não queremos cobrar a mais pela conveniência, mas oferecer um benefício real de ter um mercado na empresa”, ressalta.

 

Leia também