Geral

Empresa capixaba promove reciclagem de resíduos da construção civil 

A indústria da construção civil contribui com 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado do Espírito Santo e gera 1,6% da renda das cidades locais. Para garantir o crescimento do setor e, também, preservar o meio ambiente, empresa capixaba promove soluções sustentáveis de reciclagem dos resíduos produzidos pela indústria e, por meio da logística reversa, proporcionam matéria-prima para as construções feitas no ES.

Laís Cavalcante explica que o objetivo é expandir as ações de reciclagem de resíduos da construção civil para que seja possível entregar soluções para os que são gerados na Grande Vitória. “Apenas em 2022 a Marca Ambiental reciclou mais de 50 mil toneladas de resíduos que, se descartados de forma inadequada, poderiam ter causado danos ambientais graves, criado lixões a céu aberto e poluído visualmente as cidades. Essa quantidade de resíduos deixou de ser extraída de jazidas naturais e foi transformada em agregados reciclados que foram utilizados em projetos da indústria da construção civil.”, reforça a Coordenadora Socioambiental da Marca Ambiental, empresa pioneira na valorização de resíduos no Espírito Santo.

Para que essa reciclagem seja possibilitada, a Marca Ambiental conta com a expertise e trabalho de excelência da Vila Recicla, parceira que recebe, trata e retorna os materiais de construção para o mercado capixaba. “Em nossa usina, o entulho vira matéria-prima reciclada. Com uma unidade moderna de triagem e beneficiamento, oferecemos um destino seguro e sustentável para um dos maiores problemas enfrentados hoje nos centros urbanos. Assim, depois de ser reciclado, o entulho se transforma em brita e areia, que têm várias aplicações na indústria da construção, tais como pavimentação, drenagem, saneamento e como base para construção de galpões logísticos, entre outras. Essa prática contribui para economizar as reservas naturais de brita e reduzir o impacto ambiental associado à extração de matéria-prima natural.”, explica Amanda Reginatto, sócia-proprietária da Vila Recicla.

Leia também