Economia

Empresa ambiental promove geração de energia renovável no ES

Com uma sociedade cada vez mais preocupada com o futuro do meio ambiente, a geração de energia por meio do biogás surge como uma alternativa ideal do ponto de vista ambientalmente responsável. Esse recurso desempenha um papel fundamental na preservação do meio ambiente, visto que ele permite o uso de materiais orgânicos para transformar em uma fonte de energia limpa e renovável. Um estudo realizado por doutores da Universidade de São Paulo indica que o Brasil possui mais de 566 plantas instaladas com biogás para a geração de eletricidade, e esse uso tem se tornado cada vez mais relevante.

Laís Cavalcante explica que a geração de energia a biogás contribui para a redução de impactos ambientais e a diminuição dos custos de energia. Além de promover a  informação sobre o assunto para a população. “O biogás é mais que uma fonte de energia é, na verdade, uma oportunidade de construir um futuro mais sustentável. Por meio de restos de alimentos e, também, dejetos animais, é possível gerar combustível e, até mesmo, energia elétrica. Nosso objetivo é promover a conscientização sobre as vantagens que esse recurso promove e, assim capacitar a sociedade para agir de maneira mais sustentável, para que haja a redução de impactos ambientais, além de incentivar a preservação de recursos naturais para as gerações futuras”, explica a Coordenadora de Comunicação e Educação Ambiental da Marca Ambiental.

Energia a biogás no ES

Um estudo realizado pela Agência internacional de Energia (IEA), indica que até o ano de 2040, a possibilidade de crescimento da bioenergia pode chegar até 40%. No Brasil, a geração de energia limpa e renovável por meio do Biogás, tem se tornado uma tecnologia de ponta, visto que empresas, principalmente no nicho ambiental, como a Marca Ambiental, tem se apropriado dessa inovação para preservar o meio ambiente e garantir um futuro sustentável. Nesse sentido, a Liberum Energia, uma das principais empresas do Parque de Ecoindústrias, instalada na Marca Ambiental, estabeleceu a primeira usina termelétrica a Biogás do Espírito Santo que, além de  promover uma tecnologia capaz de abastecer cerca de 50 mil habitantes garante, também, energia elétrica para consumidores capixabas, por meio do sistema de compensação (Geração Distribuída).

Leia também