Pedidos de emancipação do ceunes e criação do curso de medicina avançam no ministério da educação
A emancipação do Centro Universitário Norte do Espírito Santo e criação do Curso de Medicina, pedidos feitos pessoalmente ao presidente Lula pelo prefeito de São Mateus, Daniel Santana, avançaram no Ministério da Educação. O órgão informou ao Executivo Municipal que as solicitações já se encontram em fase de análise, dentro do contexto da Política Nacional e da Lei do Mais Médicos, na Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde, que prioriza as regiões com carência de profissionais técnicos da área médica.
No ultimo dia 31 Daniel Santana e a secretária municipal de Educação, Marília Silveira, estiveram no Palácio do Planalto, em Brasília, a convite do MEC para sansão da Lei que institui o Programa Escola em Tempo Integral. Nessa agenda com o presidente da República, além do diálogo sobre parceria com vistas à Educação em Tempo Integral, foram levados os pedidos sobre a emancipação do Ceunes e criação do Curso de Medicina.
Na ocasião foi entregue a Lula um livro de abaixo-assinado contendo 12 mil assinaturas. Antes as demandas foram levadas por Daniel Santana aos titulares dos ministérios de Planejamento, da Secretaria-Geral da Presidência, e da Reforma e Desenvolvimento Agrário.
O Ceunes foi criado em 2005 por ato do Presidente Lula no seu primeiro governo, quando movimento popular liderou a mobilização pedindo a criação de Universidade Federal. Naquele momento, o Governo Lula criou o Ceunes, contendo atualmente 16 cursos de graduação, com 3.410 estudantes além de cinco cursos de mestrado com 165 alunos.