Jacaraípe é um dos balneários mais procurados da Serra, durante o verão. O local chama a atenção de turistas de todos os cantos do Brasil, pois tem uma diversade de atrativos, como praias para banho e prática de esportes, calçadão, quiosques, restaurantes, dentre outros.
Para quem for curtir o feriado prolongado no balneário, uma dica é aproveitar a ciclovia da orla, que está com nova pintura e sinalização. São 1,5 quilômetros já prontos, para receber as pessoas que quiserem passear ou mesmo transitar pela beira-mar sobre duas rodas. A finalização da outra parte da pista exclusiva para bicicleta está prevista para terminar em março.
As melhorias fazem parte das obras de revitalização da orla, que terá deck com mobiliário, piso amadeirado, academias populares, circuito de skate, mirante, letreiro, monumento, além de outros atrativos.
De acordo com o secretário de Obras, Halpher Luiggi, o objetivo é valorizar cada vez mais o grande potencial que Jacaraípe possui. “Desse modo, incentivamos o turismo, as atividades sociais e fortalecemos a comunidade, gerando mais valorização dos imóveis e movimentando o comércio da região”, argumentou Halpher.
Ainda sobre as novidades da orla, as mudança ainda incluem parte do piso do calçadão, que passará a ser de madeira e no formato de 1×1 metro, facilitando a execução, manutenção. O piso ainda vai formar um mosaico diferenciado, com paginação exclusiva.
Destaque
O destaque do projeto é a conexão de duas “áreas” em uma única maior (no meio do calçadão), mais precisamente em frente à Rua Mato Grosso. No local, será instalado um grande deck, onde estarão mobiliários para rodas de conversa e mesa de apoio. Essa proposta, no estilo “praça”, está sendo chamada de “Encontro das Palmeiras” e terá paisagismo de contemplação e iluminação moderna.
Para deixar o balneário ainda mais bonito e moderno, o projeto contempla também a construção de um mirante ou de “arquibancada” na direção da curva da baía. Para isso, a obra elevaria o solo no trecho, proporcionando ao usuário uma visão completa de toda a orla de Jacaraípe.
Acessibilidade
Outro ponto importante do projeto é a acessibilidade dos frequentadores, como aponta Halpher. “Em diferentes pontos da orla, estão previstas estruturas que devem garantir o deslocamento dos cadeirantes do calçadão até a praia”.