O termo de doação foi celebrado no dia 22 de dezembro de 2023, entre a Prefeitura de Colatina, e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Colatina (Apae-Colatina). O objetivo é usar o espaço de 1.805,53 m² para a ampliação da sede no Ginásio de Esportes Zito Dalla.
Hoje, a Apae-Colatina é referência nacional, está credenciada no Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual, Auditiva e Visual (CER 4) e atende a 29 municípios da Região Noroeste do estado. No Centro de Tratamento de Autismo, são 375 autistas matriculados e mais de 250 esperando vaga.
São 93 salas, sendo que cada uma recebe 4 alunos no máximo; 22 banheiros; piscina aquecida; quadra poliesportiva e um auditório. A expectativa é que mais 90 salas sejam construídas para atender a demanda da sociedade da região.
Além da sede, a Apae conta com uma propriedade de um alqueire, próximo ao Rio Doce, com uma hípica para os alunos; uma horta; uma granja e uma pocilga para contribuir com as 600 refeições diárias fornecidas, uma vez que a instituição conta com mais de 140 funcionários.
Vale ressaltar que na Apae-Colatina, na área Clínica, realiza, aproximadamente, 500 procedimentos por dia, com um corpo médico de neurologista; psiquiatra; otorrino; oftalmologista; clinico geral; psicólogo; fonoaudiólogo; ortopedista; fisioterapeuta; assistente social; professores; cuidadores; equipe de limpeza; coordenadores; motoristas; 10 micro-ônibus e vans para buscar e levar os alunos em casa.
O presidente da Apae-Colatina, Eval Galazi, lembra que a instituição foi a primeira a ser credenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no país, preparou vários professores nos Estados Unidos e já ofereceu mais de 300 cursos para os pais dos alunos.
“Procuramos o melhor atendimento para os nossos alunos, desde a capacitação dos nossos profissionais à estrutura oferecida. Foi uma grande conquista junto à prefeitura que se sensibilizou com a necessidade de ampliarmos a sede para podermos acolher mais crianças em nossa instituição”, explica o presidente Eval Galazi.
O presidente Eval conta que no início eram 160 alunos em 14 salas; três banheiros e 23 funcionários. Porém, a instituição sofreu um atentado e pegou fogo.
“Foi muito difícil pra gente reconstruir a Apae-Colatina. Minha filha, que já faleceu há oito anos, era uma das alunas. Sempre tive um grande amor por esse lugar, o que me levou a trabalhar ainda mais para a reconstrução da nossa instituição. Sabemos que a Apae-Colatina ajuda aqueles menos favorecidos: pessoas que não têm condições de oferecer um bom atendimento a seus filhos”, finaliza emocionado o presidente Eval.
Métodos
Teacch (Treatmentand of Autisticand Related Communication Handicapped Children, na sigla em inglês): é um programa educacional e clínico com uma prática predominantemente psicopedagógico criado a partir de um projeto de pesquisa que buscou observar profundamente os comportamentos das crianças autistas em diversas situações frente a diferentes estímulos.
ABA (Applied Behavior Analysis, na sigla em inglês): é uma abordagem da psicologia que é usada para a compreensão do comportamento e vem sendo amplamente utilizada no atendimento a pessoas com autismo. Confere ao terapeuta atuar como educador, uma vez que o tratamento envolve um processo abrangente e estruturado de ensino-aprendizagem ou reaprendizagem.
Por Juba Paixão