Quando deixou Vargem Grande, no interior do Maranhão, para estudar em São Luís, Iury Roberts, 17 anos, carregava consigo a saudade da família e o desafio de se adaptar a uma nova rotina. Filho de trabalhador autônomo, passou a morar com a tia para se dedicar aos estudos. A mudança trouxe responsabilidades, mas também a esperança de sonhar mais alto. “O Instituto Ponte me deu confiança para acreditar que meus sonhos são possíveis. Aprendi que ninguém conquista nada sozinho. Meu objetivo é cursar medicina e ajudar outras pessoas”, afirma.
Histórias como a de Iury se encontram com a de Eduarda Schwartz, 15 anos, moradora de Cariacica (ES). Filha de um pedreiro e de uma professora de educação física, ela sai de casa às 5h da manhã para estudar em Vitória. Após precisar migrar para a rede pública durante a pandemia, encontrou no Instituto Ponte a chance de retornar a uma escola de excelência e trilhar um novo futuro. “O Instituto me mostrou que os sonhos não têm tamanho, eles têm direção. O meu é ser médica, para transformar vidas”, diz.
Os dois estarão no palco da Festança Instituto Ponte – 11 anos, no próximo dia 27 de setembro, na Escola Americana de Vitória, como apresentadores ao lado das colegas Maria Julia Neres (MG) e Emily Firmino (SP). Fundado no Espírito Santo, o Instituto Ponte nasceu em 2014 e hoje atende 466 alunos de 19 estados brasileiros, consolidando-se como referência nacional em educação. O trabalho da ONG vai além das bolsas em escolas de excelência: os estudantes têm aulas de desenvolvimento no contraturno escolar, acompanhamento pedagógico e socioemocional, bolsas de inglês e orientação de carreira. O olhar integral para cada aluno é a marca do programa, que se sustenta na missão de promover a ascensão social em uma geração por meio da educação de qualidade.
De acordo com Bartira Almeida, presidente do Instituto Ponte, essas trajetórias expressam o impacto da iniciativa: “Hoje, 38% dos universitários do Instituto, a partir do segundo ano da graduação, já possuem remuneração fixa mensal, em média 2,7 vezes maior do que a renda per capita de suas famílias. Isso mostra como a educação pode promover a ascensão social em apenas uma geração.” A ONG já foi eleita seis vezes entre as 100 melhores do país e atualmente atende 466 alunos, sendo 146 em universidades de excelência como ITA, USP, Unicamp, Insper, FGV, UFMG e UFES.
Aberto ao público, o evento será um momento de celebração e encontro, reafirmando a missão do Instituto Ponte: promover a ascensão social em uma geração por meio da educação de qualidade.
Evento: Festança Instituto Ponte – 11 anos
Data: 27 de setembro de 2025 (sábado)
Horário: das 9h às 11h
Local: Escola Americana de Vitória – Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 1910 – Bento Ferreira, Vitória.
Entrada: gratuita e aberta ao público
Inscrições: Sympla / rede social e site do Instituto Ponte