Saúde

Dicas para cuidar dos olhos na estação mais quente do ano

Ninguém quer ter as férias interrompidas por causa de uma infecção ocular, não é? Causar danos permanentes à visão por conta de descuidos é uma memória que ninguém quer levar para casa! Por isso, preparamos algumas dicas para você aproveitar o verão ao máximo, ao mesmo tempo que fica de olho em sua saúde ocular.

 

1. Use óculos escuros

Os raios solares são prejudiciais à saúde ocular! No verão os raios UVA, UVB e UVC, ficam ainda mais intensos. A alta exposição à radiação solar pode incomodar pessoas que sofrem com a fotofobia e até mesmo gerar queimaduras nos olhos.

Para ajudar a proteger os seus olhos da radiação, utilize sempre óculos escuros durante o dia, mesmo que o tempo esteja nublado. Lembrando que é muito importante que os seus óculos sejam de qualidade.

Os óculos devem ser usados mesmo na sombra. O aumento de temperatura e a poluição aumentam a coceira e sensação de irritação nos olhos, o que pode ser evitado com o uso dos óculos de sol.

 

 2. Lubrifique seu olhos

É normal que seus olhos fiquem mais ressecados com o calor, sal do mar e cloro da piscina. Para se prevenir das irritações e infecções causadas pelo ressecamento, lembre-se de sempre carregar um colírio lubrificante e aplicar quando necessário.

Apenas tome cuidado! O uso indevido de colírios pode gerar ainda mais problemas!

3. Cuide de suas lentes de contato

Ninguém quer usar óculos de grau na praia ou no clube, não é mesmo? Não tem problema utilizar lentes de contato, mas é importante ter um cuidado especial com a higienização delas. Assim, você evita que elas causem problemas aos seus olhos.

 

4. Não abra os olhos na piscina

O calor e as muitas pessoas entrando e saindo da piscina são um prato cheio para as bactérias se proliferarem. Se realmente quiser abrir os olhos debaixo d ‘água, utilize óculos de mergulho ou natação, assim você evita o risco de infecções oculares.

 

5. Tome cuidado com protetor solar

O protetor solar é importantíssimo para a proteção da pele, já para os olhos, nem tanto! Ao entrar em contato com os olhos, ele pode causar irritação devido aos produtos químicos presentes neles. Caso isso aconteça, lave imediatamente os olhos com água fresca em abundância.

Para evitar acidentes, tome cuidado na hora da aplicação para que ele não entre nos olhos. Se for possível, também procure utilizar protetores que sejam para uso facial e que não saiam facilmente na água, assim evitará que o produto escorra caso entre no mar, na piscina ou até mesmo com o suor.

 

6. Não compartilhe objetivos que possam ter contato com os olhos

No verão os casos de conjuntivite aumentam. Ao compartilhar óculos de sol, camisetas, toalhas, roupas de cama, etc., o risco de contrair essa doença é maior. Isso porque a propagação dessa infecção se dá por meio do contato físico. Sendo assim, é melhor não arriscar, não é mesmo?

 

 

7. Consulte um oftalmologista

Lembre-se, o cuidado com os olhos deve ser levado a sério o ano todo, inclusive nas férias! Durante o verão, aliás, o cuidado deve ser redobrado.

 

Leia também