Geral

Dia Nacional do Voluntariado: Conheça a história daqueles que fazem a diferença

Por meio do Programa Voluntariar da Suzano, mais de 2.000 voluntários e voluntárias impactam positivamente as comunidades no entorno da empresa.

O Dia Nacional do Voluntariado, comemorado no dia 28 de agosto, é uma data especial dedicada a reconhecer e celebrar o poder transformador do voluntariado. A iniciativa busca destacar a importância das pessoas que atuam compartilhando seu tempo, conhecimento e talento, sendo protagonistas da mudança desenvolvendo atividades voluntárias que beneficiem a sociedade e causem um impacto social positivo. De acordo com a pesquisa “Voluntariado no Brasil”, conduzida pelo Datafolha em colaboração com o Instituto para o Desenvolvimento Social (IDIS), mais da metade dos brasileiros já praticou ou pratica o voluntariado. Foi destacado também 15% desta população atuam como voluntários em programas de voluntariado corporativo.

A Suzano se destaca como uma empresa que estimula o trabalho voluntário por meio do Programa Voluntariar, iniciativa que há mais de duas décadas busca promover o protagonismo social do público interno da companhia, seus familiares e parceiros, buscando a transformação social que a empresa acredita. Nos últimos cinco anos já beneficiamos quase cem mil pessoas com trabalho voluntário. No primeiro semestre de 2023, a empresa contou com mais de 2.000 voluntários, impactando positivamente cerca de 7.250 pessoas nas várias regiões onde a Suzano atua.

Atuação local e transformação social

Durante o primeiro semestre deste ano na Unidade Aracruz/ES, mais 320 voluntários atuaram em diversas iniciativas como: Formare, Contribuindo para o Futuro, Voluntariar em Ação (que incentiva a cultura do voluntariado na empresa), o Amigos da Vida (que estimula a doação de sangue), beneficiando aproximadamente 884 pessoas, reforçando o compromisso de promover a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

José Lucas Mota Machado, operador de máquinas florestais, está entre os colaboradores que participam ativamente do Programa Voluntariar. Ele é líder de ação do programa Voluntariar em Ação e participante da campanha Amigos da Vida. ” Decidi ser voluntário porque é uma ação nobre, que fazemos por amor e empatia, vontade de ver o mundo por uma perspectiva melhor”.

Ele lembra com carinho de diversos momentos marcantes nesta jornada de voluntariado, mas um marcou de forma especial a sua memória. “Um dos momentos mais gratificantes aconteceu na ação de doação de caixas de bombons aos beneficiários da APAE. Ver a felicidade deles, foi um marco em minha vida”, relembra José. O operador de máquinas ainda afirma que ser voluntário, além de ajudar ao próximo, tem impacto positivo em sua vida. “Meus laços familiares ficaram mais fortes, pois aprendi a ser mais empático, ter amor ao próximo”, reflete.

José Lucas (segundo da direita para esquerda) na entrega dos itens arrecadados no Voluntariar em Ação.

(Arquivo pessoal)

Os benefícios do trabalho voluntário também são sentidos pela trainee de manutenção industrial, Gabriela Santana Cavalcante. “Eu não poderia esquecer da satisfação pessoal e do senso de propósito que essa experiência tem me proporcionado, a sensação de fazer parte da jornada de desenvolvimento de alguém e contribuir para seu sucesso é muito gratificante e enriquecedor”.

Gabriela Cavalcante (em pé) após aula para uma das turmas do programa Formare. (Arquivo pessoal)

Gabriela é voluntária do “Projeto Formare” e “Programa Contribuindo para o Futuro”, desenvolvido em parceria com o Instituto Joule, tem o objetivo de potencializar a atuação voluntária de Trainees Suzano, que atuam prestando mentoria on-line de carreira para pessoas universitárias priorizando o compromisso de beneficiar um público alinhado à nossa estratégia de diversidade, equidade e inclusão “É incrível poder enxergar propósito em cada encontro ou troca informal. Vejo essa experiência como um aprendizado pessoal e profissional mútuo e espero poder testemunhar, de perto, o crescimento e o desenvolvimento da minha mentorada”, finaliza.

Atualmente, a Suzano está entre as finalistas do Prêmio Aplaude, na categoria #Compartilha, como destaque em Educação com o Programa Formare, desenvolvido em parceria com a Fundação Iochpe, que tem como objetivo capacitar jovens em vulnerabilidade social para o mercado de trabalho. As aulas são ministradas por voluntários e voluntárias da empresa, que recebem capacitação pela Fundação Iochpe e dedicam seu tempo e talento para compartilhar conhecimentos e experiências com jovens, de forma presencial e on-line. A premiação é uma iniciativa do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial – CBVE, de natureza simbólica e representativa, que reconhece a atuação de organizações empresariais, organizações comunitárias e comitês de voluntários responsáveis por atividades que compartilham, colaboram e inspiram um país melhor, produzindo impactos transformadores na sociedade.

“A Suzano acredita na importância de gerar e compartilhar valor, disponibilizando tempo e talento para contribuir na construção de um mundo melhor. Nós temos muito orgulho de engajar pessoas e entidades no trabalho genuíno do voluntariado e ver o potencial desse movimento pelo Brasil, reforçando o nosso propósito de transformação social. Por isso, neste Dia do Voluntariado, gostaríamos de parabenizar as pessoas que inspiram e transformam na construindo o futuro que queremos para as próximas gerações”, finaliza Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano.

Leia também