Anualmente, o Dia das Mães movimenta bilhões de reais em compras, sendo uma das datas de maior faturamento para o comércio, atrás somente do Natal
Em 2022, o varejo faturou R$ 6,4 bilhões na data, segundo o Relatório Dia das Mães, feito pela All in em parceria com a Vindi e outras empresas como ClearSale, Octadesk e Neotrust. Para 2023, a expectativa não é diferente. Entretanto, está cada vez mais desafiador para os pequenos empreendedores competirem com grandes varejistas e comércios online. Para dar uma força na hora de montar uma estratégia, Andrea Avedissian, especialista em marcas da Zippi, fintech que oferece capital de giro para microempreendedores, lista as principais dicas para ajudar comerciantes menores.
- Ofereça promoções especiais
Crie promoções exclusivas para o Dia das Mães, como descontos especiais ou brindes para as compras acima de um determinado valor. - Invista em publicidade
Vale tudo: trocar panfletos com o comércio vizinho, promoção de indicação para estabelecimentos parceiros. Se tiver alguma verba, ainda que pequena, vale investir em promocionar posts nas redes sociais. - Personalize sua comunicação
Utilize a data como uma oportunidade para se comunicar de forma mais personalizada com seus clientes. Pensar em como você gostaria que sua marca falasse, recomendar de presentes baseados em seus históricos de itens mais procurados. - Crie uma experiência de compra única
Ofereça uma experiência única de compra para a data. Por exemplo, crie um espaço na loja com decoração temática e produtos selecionados. Vale vitrine online também 😉 - Ofereça opções de presentes
Certifique-se de que você oferece uma variedade de opções de presentes para os clientes poderem escolher o que melhor se adapta às necessidades, seja perfil da sua mãe ou preço. - Facilite a compra
Simplifique o processo de compra para os clientes. Vender por WhatsApp ou Instagram, oferecer fretes com entrega rápida, por exemplo. - Utilize as redes sociais
Utilize as redes sociais para promover suas ofertas, interagir com os clientes e criar uma conexão emocional com eles. - Considere parcerias
Considere fazer parcerias com outras empresas, como restaurantes ou salões de beleza, para oferecer pacotes especiais para o Dia das Mães. Lembre-se de que a chave para vender mais em datas comemorativas é oferecer uma experiência de compra única e personalizada aos clientes.