Geral

Dia da Cachaça: saiba mais sobre a cachaça capixaba e veja como combinar a bebida com a comida certa

Nesta quarta-feira, 13, é celebrado o Dia Nacional da Cachaça, data escolhida em homenagem a uma das bebidas alcoólicas mais tradicionais do país e um verdadeiro símbolo da cultura brasileira. Segundo o anuário da cachaça, o Espírito Santo é o terceiro maior produtor da bebida no país.

De acordo com registros históricos, a produção de cachaça no Espírito Santo remonta a séculos atrás, quando os colonizadores portugueses introduziram a cana-de-açúcar no estado. Com o tempo, o cultivo da cana-de-açúcar e a destilação da cachaça se tornaram parte integrante da cultura local.

Especialista e criador da cachaça capixaba Dose Clássica, que ganhou prêmios nacionais e internacionais, Ralphe Ferreira, ressalta que a tradição da produção no estado evoluiu ao longo dos anos, combinando técnicas tradicionais com inovações modernas para criar uma variedade de sabores e estilos únicos. “A diversidade geográfica do Espírito Santo, com suas diferentes condições climáticas e tipos de solo, contribui para a produção de cachaças com características variadas, que atendem a uma ampla gama de preferências dos consumidores”, comenta.

Para os amantes do destilado mais famoso do Brasil, Ralphe separou algumas dicas de combinação da bebida com comidas. De acordo com o especialista, a fusão perfeita pode depender do tipo de cachaça e dos sabores presentes na bebida, bem como do prato em questão. Confira:

Cachaça branca:

Petiscos: a cachaça branca combina bem com petiscos tradicionais brasileiros, como coxinha, pastéis, bolinhos de bacalhau e mandioca frita.

Frutos-do-mar: experimente cachaça branca com pratos de frutos-do-mar, como ceviche, camarões grelhados ou peixe frito.

Cachaça envelhecida:

Carnes vermelhas: cachaças envelhecidas têm sabores mais complexos e podem ser apreciadas com carnes vermelhas grelhadas, como churrasco, costelas ou filé mignon.

Queijos: Queijos curados, como queijo parmesão ou queijo gouda, podem combinar bem com cachaça envelhecida.

Cachaça ouro:

Pratos mais elaborados: devido ao seu envelhecimento, é adequada para pratos mais elaborados, como risotos de cogumelos, massas com molhos ricos e pratos à base de cordeiro.

Sobremesas: você pode apreciar cachaça ouro com sobremesas que contenham frutas caramelizadas, chocolate amargo ou sobremesas à base de caramelo.

Cachaça com sabor (infusão):

Sobremesas: as cachaças com sabor, como as de limão, maracujá ou canela, podem ser apreciadas com sobremesas que compartilhem sabores semelhantes, como torta de limão, mousse de maracujá ou arroz-doce com canela.

Pratos leves: essas cachaças também podem ser combinadas com pratos mais leves, como saladas de frutas ou ceviche de peixe.

Leia também