O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) inicia, nesta quarta-feira (11), uma série de atendimentos e atividades educativas voltadas para a população de Ecoporanga, no norte do estado. A ação faz parte do “Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural”, uma iniciativa do Ministério de Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA) e visa promover a regularização de documentos e o acesso a políticas públicas para a agricultura familiar, reforma agrária e desenvolvimento agrário inclusivo.
O mutirão acontece até o próximo sábado (14) e contará com a presença do Detran|ES, que levará para a região o ônibus Detran Itinerante. O veículo prestará serviços relacionados à Habilitação e Veículos, como emissão de documentos, renovação de CNH, biometria, transferência de veículos, além de orientações sobre regularização e outros serviços de trânsito. Para ser atendido, o cidadão deve apresentar um documento oficial com foto.
Além disso, a equipe de educação do Detran|ES realizará atividades lúdico-pedagógicas, com destaque para o jogo de tabuleiro “Transitolândia”. Nesse jogo, as crianças se tornam peças gigantes e aprendem sobre comportamentos seguros no trânsito enquanto avançam nas casas do tabuleiro respondendo a perguntas educativas.
Os atendimentos ocorrerão em dois locais: no distrito de Muritiba, nos dias 11 e 12 de dezembro (quarta e quinta-feira), e no Assentamento Miragem, nos dias 13 e 14 de dezembro (sexta e sábado), sempre das 08h às 16h. Embora o foco seja a trabalhadora rural, todos os membros da família poderão acessar os serviços.
O evento também faz parte da agenda 2024/2 do Programa Nacional de Bem Viver e Cidadania das Mulheres Rurais, desenvolvido pelo MDA, e a previsão é que mutirões como esse sejam realizados até 2025 em diversas regiões rurais do Espírito Santo.