Detran|ES convoca 1.125 suplentes na primeira fase do CNH Social 2025: matrículas vão até 17 de julho
O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) divulgou, na ultima segunda-feira (07), a lista com 1.125 candidatos suplentes contemplados na primeira fase do programa CNH Social 2025. Os novos selecionados, que estavam em lista de espera, passam a ter direito de obter gratuitamente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por meio da iniciativa voltada para pessoas de baixa renda.
As matrículas começam nesta segunda-feira (07) e seguem até o dia 17 de julho. Para verificar se foi contemplado, o interessado deve acessar o banner do programa no site www.detran.es.gov.br, clicar na aba “CNH Social” no menu à esquerda e seguir o link de matrícula, preenchendo o formulário com os dados solicitados.
Após a matrícula online, o candidato deve comparecer à autoescola indicada para dar início ao processo de habilitação. A chamada única para suplentes busca preencher as vagas ociosas deixadas por candidatos originalmente selecionados que descumpriram regras ou não finalizaram etapas do processo.
Segundo o Detran|ES, quem for contemplado nesta chamada, mas não efetuar a matrícula no prazo estipulado, será desclassificado, perderá o benefício e ficará impedido de participar de novas edições do programa CNH Social por três anos.
Passo a passo para os contemplados
Fazer a matrícula exclusivamente pelo site www.detran.es.gov.br;
Comparecer presencialmente à autoescola indicada em até 15 dias corridos para abrir o processo de habilitação;
Após a abertura, realizar a captura biométrica em uma agência do Detran|ES em até 30 dias, sem necessidade de agendamento;
Agendar e realizar os exames na clínica ou laboratório credenciados, conforme indicação da autoescola.
O Detran|ES reforça que o processo de habilitação tem validade de um ano a partir da data de abertura na autoescola. Se o candidato não concluir dentro desse prazo, será considerado desistente, terá o processo cancelado e ficará impedido de se inscrever em novos editais do CNH Social por cinco anos.
Nesta edição, o programa oferece sete mil vagas, distribuídas em duas fases (3.500 vagas em cada). Podem participar pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com prioridade para quem tem menor renda per capita, mais pessoas na família, ensino fundamental completo, seja beneficiário do Bolsa Família ou tenha se inscrito primeiro.
O programa garante gratuidade para a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro), para adição de categoria (A ou B) e para mudança para categorias D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).
Os benefícios incluem:
Captura biométrica no Detran|ES;
Exames médicos e psicológicos em clínicas credenciadas;
Um exame toxicológico para categorias D ou E;
Aulas teóricas e práticas em autoescolas;
Direito a até três reprovações (teórica ou prática);
Duas aulas extras para quem reprovar apenas na prova prática.
O objetivo do CNH Social é promover inclusão social e ampliar oportunidades no mercado de trabalho por meio da formação, qualificação e habilitação profissional gratuitas para a população de baixa renda no Espírito Santo.