educação

Detran|ES Anuncia Selecionados do Programa CNH Social 2024

Detran|ES Divulga Lista de Selecionados para a Segunda Fase do Programa CNH Social 2024

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), anunciou nesta segunda-feira (14), às 12 horas, a lista dos 3.500 selecionados para a segunda fase do Programa CNH Social 2024. Os nomes dos contemplados estão disponíveis no site oficial do Detran, www.detran.es.gov.br.

Os candidatos selecionados devem realizar a matrícula on-line entre as 12 horas de hoje e as 23h59 do dia 28 de outubro de 2024. Para efetuar a matrícula, é necessário acessar a aba do programa CNH Social no canto esquerdo do site e selecionar o ícone “MATRÍCULA”, preenchendo os dados solicitados. Após a matrícula, os candidatos receberão informações sobre a autoescola designada para o processo de habilitação.

Após a matrícula, os selecionados precisarão cumprir algumas etapas essenciais:

  1. Biometria: Comparecer a uma unidade do Detran|ES.
  2. Exames médicos e psicológicos: Agendar atendimento em uma clínica credenciada.
  3. Exame toxicológico: Para candidatos das categorias D ou E, este exame é obrigatório.

Os selecionados no Programa CNH Social terão acesso a todo o processo de habilitação sem custos. Isso inclui 20 aulas teóricas, 15 práticas (para adição de categoria “A” ou “B”), além de três reprovações permitidas nas provas teóricas ou práticas e duas aulas extras, se necessário.

Os candidatos devem estar atentos aos prazos estabelecidos, já que é de sua responsabilidade acompanhar as publicações e manter seus dados atualizados. A falta de cumprimento pode resultar na perda do benefício. O Detran|ES enfatiza que não realiza ligações nem envia e-mails para informar resultados.

A matrícula on-line deve ser concluída até o dia 28 de outubro de 2024. Após esse período, os candidatos terão 15 dias para comparecer à autoescola indicada e iniciar o processo de habilitação, que deve ser finalizado em até 12 meses.

Os selecionados que não completarem a matrícula ficarão impedidos de participar de novas seleções por três anos. Aqueles que iniciarem o processo mas não cumprirem os prazos, ou desistirem, enfrentarão um impedimento de cinco anos para novas participações no CNH Social.

O Detran|ES também informa que, caso haja desistências entre os selecionados, uma lista única de suplentes será divulgada no dia 16 de dezembro, a partir das 12 horas, no mesmo site. Essa lista dará oportunidade a outros interessados que não foram contemplados na primeira chamada.

A segunda fase do programa atraiu um total de 65.274 inscrições, visando oferecer a primeira habilitação gratuita nas categorias A (moto) e B (carro), bem como a adição de categorias para condutores já habilitados.

Para mais detalhes, acesse www.detran.es.gov.br e confira todas as informações sobre o Programa CNH Social 2024.

Leia também