OAB-ES firma parceria com projeto de marcenaria em presídio e estimula ressocialização por meio da arte e do trabalho
O que começou como uma simples inspeção de rotina transformou-se em uma iniciativa inspiradora de valorização humana e responsabilidade social no sistema prisional capixaba. Durante a entrega de materiais para a construção de parlatórios virtuais no Centro de Detenção Provisória de Vila Velha I, no Complexo de Xuri, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES), Érica Neves, conheceu de perto o trabalho realizado na Marcenaria Jequitibá, instalada na Penitenciária Estadual de Vila Velha 3 (PEVV3).
O espaço, mantido pela Secretaria da Justiça (Sejus), é dedicado à capacitação profissional de internos na arte da marcenaria, utilizando materiais doados por empresas locais. Desde sua criação, em 2017, o projeto já qualificou cerca de 300 internos, oferecendo formação técnica e prática no manuseio de ferramentas manuais e elétricas, e contribuindo diretamente para a ressocialização e reinserção social dos participantes.
![]()
Encantada com a criatividade, qualidade e utilidade das peças produzidas pelos internos, Érica Neves decidiu firmar uma parceria inédita entre a OAB-ES e a Sejus. A partir de agora, os troféus e lembranças tradicionalmente oferecidos pela Ordem a autoridades, instituições e palestrantes serão confeccionados pelos participantes da Marcenaria Jequitibá.
“De imediato eu fiquei encantada com um porta-celular que, além de beleza, é um objeto útil. Essa mistura de criatividade e sensibilidade me chamou a atenção e despertou o interesse em realizar essa parceria”, afirmou a presidente da OAB-ES.
Como contrapartida, a OAB-ES fará a doação de novos equipamentos para a oficina, contribuindo para ampliar a capacidade de produção e fortalecer o caráter social do projeto. O gesto reforça o compromisso da instituição com ações de cidadania, dignidade humana e promoção de oportunidades dentro e fora dos espaços prisionais.
“A iniciativa simboliza um ato de empatia e transformação social, unindo o compromisso da OAB-ES com a justiça, a dignidade humana e a promoção de oportunidades dentro e fora dos espaços prisionais”, destacou Érica.
Os primeiros frutos da parceria já foram colhidos. Os troféus entregues durante o III Congresso da Advocacia Norte Capixaba, em São Mateus, e os porta-celulares oferecidos no Colégio de Presidentes de Subseção, em Aracruz, foram produzidos pelos internos da Marcenaria Jequitibá — demonstrando, na prática, o impacto positivo da iniciativa.