Nesta quarta-feira (01), os 30 deputados estaduais eleitos em outubro de 2022 tomaram posse na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Sessão solene marca o começo da 20ª Legislatura.
O Governador do Estado, Renato Casagrande, que esteve presente na sessão falou sobre a relação que espera ter com o Legislativo e que deve haver um diálogo bem aberto. “Na nossa parte queremos um diálogo muito aberto com a Casa e queremos dialogar com os 30 deputados. Nós não queremos diferença no diálogo com nenhum deputado, mesmo que ele seja de oposição. E se eles quiserem dialogar com o Governo, temas que sejam de interesse até para o mandato dele estaremos abertos para o diálogo. E temos que ter respeito e parcerias para que possamos mais rápido implementar as políticas públicas importantes para a sociedade capixaba”, disse Casagrande.
Sergio Meneguelli (Republicanos), deputado estadual eleito, mesmo debilitado após passar por uma cirurgia no intestino, compareceu à Assembleia na manhã desta quarta-feira (01), para tomar posse do mandato. Assim que chegou à Assembleia, de cadeira de rodas, o deputado foi acomodado na Mesa das Autoridades. Ele fez o juramento sentado, evitando levantar e fazer movimentos bruscos. Segundo sua assessoria, ele passou por uma avaliação médica ontem que o liberou para participar da posse, mas evitando andar e ficar de pé.
Conforme o Regimento Interno, a sessão solene de posse foi presidida pelo parlamentar mais idoso da atual legislatura e reeleito para novo mandato, Theodorico Ferraço (PP). Após abrir os trabalhos, Ferraço escolheu outros dois deputados de partidos diferentes para assumirem a função de primeiro e segundo secretários da sessão.
Em seguida, foi proclamado os nomes dos diplomados, em ordem alfabética e com seus respectivos partidos políticos. A diplomação dos deputados estaduais eleitos foi realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no dia 19 de dezembro do ano passado.
De pé, foi lido o seguinte compromisso: “Prometo defender e cumprir as Constituições e as leis da República e do Estado, bem como desempenhar, fiel e lealmente, o mandato que me foi confiado pelo povo espírito-santense.”
Mesa Diretora
A Mesa Diretora da Ales foi composta nesta quarta-feira (01), liderada por Marcelo Santos (Podemos), chapa construída em parceria com o governo Casagrande já tem todos os nomes definidos. “Fico mais feliz quando consigo um acordo entre partes contrárias que quando venço um adversário nas urnas.” Foi com essa frase do ex-presidente Tancredo Neves, que o deputado estadual Marcelo Santos (Podemos) abriu seu discurso como o novo presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Marcelo conseguiu através do diálogo, formar um grupo coeso que o elegeu para presidir a Assembleia Legislativa pelos próximos dois anos.
Veja quem são os deputados que integram a nova mesa diretora da Assembleia Legislativa:
– Presidente – Marcelo Santos (Podemos)
– 1º Vice-Presidente – Hudson Leal (Republicanos)
– 2º vice-presidente – Danilo Bahiense (PL)
– 1º secretário – João Coser (PT)
– 2º secretário – Janete de Sá (PSB)
– 3º secretário – Sérgio Meneguelli (Republicanos)
– 4º secretário – Adilson Espíndula (PDT)