A Defensoria Pública do Espírito Santo, por meio do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher, em parceria com a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa (Ales), realiza um atendimento especial, na forma de “Plantão Tira-Dúvidas” sobre violência contra as mulheres. A ação acontece nos dias 30 de novembro e 07 de dezembro, de 9 às 16 horas, na unidade da Defensoria localizada no Espaço Assembleia Cidadã.
O objetivo é orientar as mulheres sobre seus direitos, além de disseminar informações, para o público em geral, sobre o que fazer se uma mulher está em situação de violência, sobre a rede de atendimento e sobre a atuação da Defensoria Pública no enfrentamento à violência contra as mulheres. A iniciativa faz parte do movimento “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, campanha anual que mobiliza diversos órgãos e, no Brasil, tem seu início em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, considerando a dupla vulnerabilidade das mulheres negras e, mundialmente, em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, até 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
“A violência contra as mulheres é um fenômeno social grave e complexo, que deve ser enfrentado com políticas públicas específicas, um dos caminhos para o seu enfrentamento é o da conscientização sobre os diversos tipos de violência e os caminhos para buscar atendimento especializado”, afirma Maria Gabriela Agapito, coordenadora de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da DPES.