Segundo informações divulgadas na revista Melhores Práticas, um estudo publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, revelou que apenas 20% dos cargos na área da tecnologia são ocupados por mulheres. Em uma pesquisa Women in Technology levantou as principais razões pelas quais a participação das mulheres em posição de liderança na área de tecnologia ainda é baixa. Mas, uma parceria entre a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Seppom) e o Instituto Federal de Educação do Espírito Santo – Ifes Campus Serra, vai oferecer um curso de mestrado em computação exclusivo para mulheres.
A iniciativa visa oferecer dez vagas no curso de Mestrado Profissional em Computação Aplicada, com a contrapartida de que as alunas, após o término do curso, sejam multiplicadoras e participem de projetos da Prefeitura direcionados ao incentivo da participação feminina na área da tecnologia.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 05 de junho, pelo formulário disponível neste link: https://tinyurl.com/
A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Lilian Mota, explica que a proposta visa diminuir a diferença entre a participação de mulheres e homens nas áreas de ciências, tecnologia e matemática.
“Acabar com esta diferença é uma forma de levar autonomia financeira às mulheres, fator importante no processo de saída de condições de violência doméstica”, destaca a secretária.
Conforme o estudo, entre as principais motivações estão a falta de inscrição por parte das mulheres, a falta de oportunidades no mercado e a falta de experiência exigida.
Com esse cenário em mente, o primeiro passo para a mudança está na educação. Por meio de oportunidades para que as mulheres possam desenvolver o conhecimento sobre tecnologia desde cedo.