Na noite da ultima quinta-feira, (16), a renomada advogada das famílias e especialista em crimes conexos à mulher, Lilian Souza, liderou o 3 modulo do curso de formação sobre violência doméstica direcionado para moradores da comunidade e alunos do curso de Psicologia da FAESA. O evento, realizado na sede da instituição, teve como foco principal a abordagem da importância da rede de apoio para mulheres em situação de violência ministrado pela professora Mônica Nogueira.
Lilian Souza, que também preside a Comissão da Mulher e Mulher Advogada da OAB/VV (Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Vila Velha), possui uma vasta experiência na área e há cinco anos coordena ações voluntárias no ônibus rosa, projeto pioneiro no município de Vila Velha voltado para o acolhimento e orientação de mulheres em situação de vulnerabilidade.
Durante sua palestra no modulo 03 do curso, Lilian destacou a importância da atuação multidisciplinar no combate à violência doméstica, ressaltando o papel fundamental dos profissionais de psicologia na promoção do acolhimento e no apoio às vítimas. Além disso, abordou estratégias para identificar sinais de violência, formas de intervenção e os recursos disponíveis na rede de proteção e detalhou a historia e a lei 11.340 de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha).
Como palestrante há mais de doze anos, Lilian Souza tem se dedicado a impactar positivamente a sociedade através do conhecimento e da conscientização sobre questões sociais, especialmente aquelas relacionadas aos direitos das mulheres.
O curso de formação oferecido aos alunos de Psicologia da FAESA representa mais um passo importante na disseminação de informações e na formação de profissionais capacitados para lidar com casos de violência doméstica, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
O Curso de Formação: Rede de Apoio para Mulheres em Situação de Violência: A FAESA e os acadêmicos de Psicologia estão realizando o curso que tem como objetivo formar uma rede de apoio sólida e acolhedora para mulheres que atravessam contextos de violência.
Os encontros dessa primeira turma estão acontecendo nos dias 02, 09, 16 e 23 de abril, das 19:30 às 21:00 horas, no Centro Universitário Faesa, com certificação de 6 horas. GRATUITO