Os alunos da iniciativa “Coordenando-se – O movimento na dança”, alguns deles com dificuldades psicomotoras e cognitivas, após quase três meses de aulas, participam do espetáculo A Felicidade é o Caminho, no Teatro da Ufes.
Após quase três meses de aulas, as 40 crianças de 4 a 7 anos de idade de escolas públicas da Grande Vitória, algumas delas com dificuldades psicomotoras e cognitivas, como TDM, TDAH e TEA, que integraram o projeto “Coordenando-se – O Movimento na Dança” participam do espetáculo A Felicidade é o Caminho, realizado hoje e amanhã, dias 5 e 6, a partir das 20h, no Teatro da Ufes, em Vitória. A iniciativa, que ofereceu aulas de dança gratuitas entre os meses de setembro e dezembro, é contemplada pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio das empresas Decolores, Pelicano e Timenow, e realização de Lu Braga, do Ministério da Cultura e do Governo Federal União e Reconstrução.
As exibições fazem parte dos tradicionais espetáculos de dança promovidos anualmente pela CriDança Centro de Artes Integradas, espaço onde o “Coordenando-se – O Movimento na Dança” aconteceu e que, neste ano, abre espaço em sua programação para quatro coreografias dos beneficiados pelo projeto dentre as 36 previstas de serem realizadas por alunos da escola.
De acordo com a coordenadora do projeto e diretora da escola, Lu Braga, o espetáculo aborda a jornada da felicidade. Cores, danças, músicas e figurinos foram cuidadosamente selecionados para transmitir para as crianças, os pais e convidados a importância do aqui e agora.
Para Lu, não existe uma receita pronta para alcançar a felicidade e sim ingredientes: o servir, a gratidão, a resiliência, o amor próprio, a amizade, entre outros. Cada um deles será representado por coreografias, músicas e reflexões de Flávia da Veiga, empresária especialista em Ciência da Felicidade.
“O roteiro da apresentação foi baseado em canções que remetem a esses ingredientes necessários para ser feliz. Sou uma estudiosa da Ciência da Felicidade. A participação em um congresso internacional sobre o tema e o MBA em Psicologia Positiva trouxeram um novo olhar para minha vida. Muitos pais têm uma rotina intensa e não conseguem desfrutar do momento presente, sempre estão pensando no que ainda almejam. Com o espetáculo, quero convidá-los a vivenciarem e aproveitarem a jornada da felicidade”, ressalta Lu.