educação Gastronomia

Crianças de CMEI da Serra aprendem a fazer requeijão caseiro

Nesta quinta-feira (14), a partir das 10h, os pequenos do CMEI Marilda Rodrigues Carvalho, em Colina da Serra, irão para a cozinha aprender a como fazer um delicioso requeijão caseiro. O projeto da oficina culinária é coordenado pela Gerência de Alimentação Escolar (GAE) e é realizada com o objetivo de aproximar a criança de uma alimentação mais saudável.
Na ação, a interação com o alimento é de extrema importância para o desenvolvimento de uma relação saudável com a comida. Assim, a garotada participa de todo passo a passo na preparação da receita.
“O preparo do requeijão foi escolhido pois grande parte da população gosta e o que encontramos no mercado possui muitos condimentos. Bem diferente de uma receita caseira. Levamos em consideração também a aquisição do produto pois nem todas as crianças possuem fácil acesso ao requeijão que encontramos no mercado”, comenta a gerente da GAE, Izabelly Rocha. O CMEI Marilda fica na rua Muqui, Colina da Serra, Serra.
Alimentação escolar na Serra e cardápio zero açúcar
A Secretaria Municipal de Educação da Serra, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), atende a aproximadamente 70 mil alunos matriculados na rede pública municipal nas modalidades: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Integral e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além das Entidades Filantrópicas Conveniadas (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE e Associação Pestalozzi).
Os cardápios são elaborados pela nutricionista responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) da Sedu e, posteriormente são encaminhados via e-mail para todas as unidades da rede.
Nos CMEIs, onde estão crianças de 1 a 5 anos, é desenvolvida o plano de “zero açúcar”, ou seja, as receitas são preparadas sem adição de açúcar. As preparações são adoçadas com suco de frutas, se necessário.
A rede municipal de ensino, também conta com 20 nutricionistas contratadas por uma empresa terceirizada, que prestam atendimento diretamente nas Emefs e CMEIs.

Leia também