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Crédito internacional aprovado; terceira estrada ligando Serra a Vitória agora depende do Senado

A primeira operação internacional de crédito da história da Serra avança, mas aguarda a aprovação do Senado Federal para iniciar obras vitais para a cidade. Com o aval do New Development Bank (NDB), a prefeitura espera dar início à construção da terceira estrada ligando a Serra à capital, Vitória, um projeto há muito aguardado para impulsionar a infraestrutura urbana da região.
Sob a liderança do prefeito Sergio Vidigal, a solicitação de um empréstimo de 58 milhões de dólares, cerca de 300 milhões de reais, recebeu luz verde do NDB. Agora, resta ao Senado Federal autorizar a tomada de crédito, um passo essencial em conformidade com a Constituição Federal.
Vidigal, otimista quanto à aprovação, destaca a importância histórica do momento para a Serra, enfatizando que a cidade está pronta para avançar. No entanto, ele expressa preocupação com possíveis atrasos no processo legislativo, especialmente considerando o contexto eleitoral de 2024.Enquanto aguardam a decisão do Senado, a comunidade da Serra já vislumbra os benefícios que as obras poderão trazer. Com taxas de juros favoráveis e um período de carência após a liberação dos recursos, as melhorias propostas nas vias têm o potencial de impulsionar o crescimento econômico e atrair novos investimentos para a região.
O projeto inclui não apenas a construção da terceira estrada entre Serra e Vitória, mas também outras intervenções viárias cruciais, como a nova estrada ligando o Civit II à BR-101 e um mergulhão na entrada de Laranjeiras. Estas obras não apenas melhorarão a mobilidade urbana, mas também promoverão o desenvolvimento de áreas até então pouco exploradas da cidade.Enquanto a Serra aguarda a decisão do Senado, os olhos estão voltados para o futuro, esperando que esta oportunidade única de crescimento não seja perdida por questões burocráticas.
Esta é a obra mais significativa dentro do conjunto de projetos propostos por Vidigal. Na prática, a construção tem o potencial de modificar completamente o dinamismo viário da Serra. O custo estimado é de R$ 120 milhões, e a Prefeitura da Serra precisará contribuir com 20% desse valor com recursos próprios. O objetivo dessa nova rodovia é superar o principal desafio de mobilidade urbana da cidade: a travessia entre os dois municípios, atualmente realizada somente pela BR-101 e pela Avenida Norte-Sul.
A Prefeitura da Serra planeja implementar um projeto viário que interligará o Civit II à BR-101 e à Avenida Norte-Sul, por meio de uma nova estrada. O projeto contempla a construção de um viaduto próximo ao bairro Taquara. Resumidamente, trata-se de uma nova via que iniciará nos fundos da rua onde está localizada a Cimento Paraíso, atravessando a área verde em direção à Norte-Sul. Uma passagem de nível superior será construída para cruzar a avenida entre a entrada de Taquara e o bairro Barcelona.
A terceira intervenção listada é a construção de um mergulhão no cruzamento da BR-101 com a Avenida Eldes Scherrer de Souza, em Laranjeiras. Esta obra envolve a construção de túneis em um dos principais cruzamentos da BR-101, situado entre o Parque Residencial Laranjeiras e José de Anchieta. O custo estimado para a obra é de R$ 50 milhões, com o objetivo de assegurar um fluxo contínuo de tráfego na rodovia, transformando este trecho em uma via expressa sem semáforos.

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