Política

Abastecimento para 570 mil capixabas

Na manhã desta sexta-feira (22), o governador do Estado, Renato Casagrande, inaugurou as obras de ampliação, melhoria e operação assistida da Estação de Tratamento de Água (ETA V), localizada no município da Serra. Com um investimento de quase R$ 90 milhões, esta iniciativa visa garantir o abastecimento contínuo de água para os moradores de Vitória, Serra, Cariacica, Fundão e Aracruz, totalizando cerca de 570 mil pessoas.

Este evento também marcou a formalização de novas ações de segurança hídrica, em comemoração ao Dia Mundial da Água. Foi assinado um contrato para a construção de uma Estação de Produção de Água de Reúso para fins industriais, além do anúncio da etapa final da Barragem dos Imigrantes/Jucu e uma parceria com o Projeto Golfinhos do Brasil.

“Comemorar o Dia da Água é importante, mas é melhor com realizações. No momento em que se fala muito sobre as mudanças climáticas, a segurança hídrica é fundamental. Sem a Cesan, não tem água boa. Temos muitos desafios pela frente e serão enfrentados por todos nós. A decisão do Governo é de fortalecer a Companhia, que é uma empresa pública. Parte dos recursos da Cesan são investimentos do Estado e o que a gente quer é um Espírito Santo provedor de qualidade de vida”, afirmou o governador Casagrande.

O presidente da Cesan, Munir Abud, ressaltou a importância das melhorias no tratamento de água, destacando que as paralisações e a falta de água, muitas vezes causadas pela turbidez elevada nos mananciais, não serão mais motivo para a interrupção do fornecimento, graças ao sistema aprimorado implantado na ETA V.

A ampliação da Estação inclui a nova elevatória de água tratada Planalto, que permitirá o aumento da oferta de água para a Grande Jacaraípe, Praia Grande e a orla de Aracruz, além de uma unidade de tratamento de resíduos sólidos, contribuindo para o meio ambiente e a saúde pública.

“Com essas grandes entregas, reafirmamos o compromisso do Governo e da Companhia com um futuro próspero e sustentável para o Espírito Santo. Investir em saneamento básico é investir em saúde, em desenvolvimento econômico e em sustentabilidade”, reforçou Munir Abud.

Uma mudança significativa no processo de tratamento da água é esperada: a construção de novas unidades com floculadores permitirá que a água chegue limpa aos filtros. Para isso, o tratamento terá mais uma etapa, que são os processos de floculação e decantação.

Além disso, outros investimentos foram anunciados, como a construção da Estação de Produção de Água de Reúso para fins industriais, a etapa final da Barragem dos Imigrantes/Jucu e uma parceria com o Projeto Golfinhos do Brasil. Estas iniciativas visam promover a sustentabilidade hídrica e beneficiar diretamente os moradores da região.

Com esses esforços conjuntos, o Governo do Estado e a Cesan demonstram um compromisso contínuo com o fornecimento seguro e sustentável de água para os capixabas, garantindo um futuro próspero para o estado.

Leia também