Sergio Martins Barbosa, CEO da RAR, explica que queda é natural após a grande demanda pelo produto nos últimos anos.
O consumo de vinhos no Brasil diminuiu em 2023. Segundo dados da ABS (Associação Brasileira de Sommeliers) o consumo per capita de vinho no Brasil é cerca de dois litros por ano, valor abaixo dos últimos anos quando atingiu a marca de 2,8 litros por ano, em 2020. O CEO da RAR, Sergio Barbosa, também destaca que 2022 marcou uma queda na importação do produto, mas que está dentro de uma normalidade. “Tivemos uma queda de 4% na importação de vinhos no último ano. Mas é preciso entender que a relação do brasileiro com esta bebida mudou e tivemos um crescimento muito grande durante os anos de pandemia, é normal a retração no mercado em função das grandes altas recentes”, explicou.
O CEO da RAR afirma que a mudança no perfil do consumidor de vinhos também está atrelada a diminuição do consumo. Segundo dados da Product Audit, os vinhos com preços mais acessíveis tiveram um aumento na procura comparado aos rótulos premium e atualmente ocupam 85% do market share neste segmento. “O valor de mercado de importação de vinhos acessíveis é quase 8 bi. Esse movimento também abre caminho para vinhos nacionais que possuem um custo benefício excelente ocuparem essa posição”, expôs Sergio Barbosa.
Na RAR, a distribuição dos rótulos produzidos nos Campos de Cima da Serra, em Vacaria, no Rio Grande do Sul, tiveram desempenho melhor em 2022, quando comparado ao ano anterior. No último ano foram mais de 128 mil rótulos vendidos, registrando um aumento de 10%, tendo como destaque o RAR Avvento Moscatel, um espumante com custo médio.