Gastronomia

Conheça as tendências gastronômicas para os eventos em 2024

O universo da culinária está em constante evolução, e no cenário dos eventos, as tendências seguem uma trajetória dinâmica, refletindo a diversidade de sabores, estilos e experiências gastronômicas. Em 2024, segundo o nono estudo do Whole Food Market’s Trends, o próximo ano promete trazer uma variedade de opções saudáveis e muitos prazeres. De acordo com o resultado do radar para experts em culinária e consumidores, a lista promete que a tendência será o consumo de alimentos mais saudáveis, naturais e sem glúten. Apesar disso, as pessoas se permitirão ter pequenos luxos e gastar com comidas mais caras.

Para a chef especialista em gastronomia autoral Gisa Holtz, essa tendência segue os novos hábitos adquiridos após a pandemia. “A culinária está se tornando cada vez mais saudável, com maior presença de ingredientes frescos, sendo uma grande aposta no mundo dos eventos, festas e casamentos. O simples bem feito continua em crescimento caminhando junto ao Comfort Food”, diz a chef.

Uma das previsões da pesquisa é o crescimento da procura pela alimentação à base de plantas e natural. Uma das grande tendências é o crescimento da procura e das receitas com alimentos à base de vegetais naturais e integrais, sem tanto processamento. Gisa concorda e diz que a cozinha inclusiva tem ganhado cada vez mais força no mercado, com mais atenção para os vegetarianos e veganos.

Além disso, uma tendência de modo geral para a gastronomia é a cozinha genuína e a valorização da agricultura familiar e regional, que traz força ao homem do campo. De acordo com a chef, nas cozinhas do Brasil e no mundo, diversos grandes nomes da culinária buscam em sua região o fornecimento dos insumos locais de forma a fortalecer esse comércio. “E na Casa Vila, por exemplo, há vários fornecedores das montanhas capixabas e a compra é feita diretamente com o produtor”, conta Gisa.

Uma tendência que promete continuar é o interesse em alimentos que promovam a saúde e o bem-estar. Isso inclui alimentos ricos em nutrientes, sem glúten e produtos que contenham ingredientes funcionais, como superalimentos. “Refletindo os novos modos de consumo dos ingredientes naturais, que refletem a preocupação com a saúde em geral e a saúde hormonal. Alinhando-se a isso, também cresce a consciência com os valores de sustentabilidade e respeito ao planeta, com um crescimento na busca por alimentos orgânicos ou produzidos de maneira mais sustentável”, explica a chef Gisa.

A personalização dos cardápios e a adaptação a preferências alimentares específicas e restrições dietéticas, será uma prioridade. E isso é algo que já acontece na Casa Vila, Gisa conta que, em prol de realizar festas que transmitam a personalidades de seus clientes, a personalização tem sido um ponto alto sempre, para deixar a festa com as características de cada um. “Assim permitimos que cada pessoa participe ativamente da criação de sua festa ou customize sua experiência gastronômica de acordo com suas preferências individuais”, relata.

Leia também