Especialista em gestão de lojas explica que medo está relacionado à autoestima e valorização
Quem tem medo de vender um produto ou serviço? Muita gente. E é por isso que entender o porquê desse medo e trabalhá-lo é fundamental para um negócio dar certo.
De acordo com Cleber Brandão, especialista em negócios de produtos naturais, gestão de lojas e empreendedor focado no varejo, o medo é algo herdado e precisa ser combatido. “Você pode ter ouvido algo da sua mãe, do seu pai, de pessoas que você amava bastante e aquilo ficou impregnado e se tornou uma crença limitante que chega a te impedir de se vender, de se promover”, explica.
Para Brandão, o medo de vender está relacionado com a autoestima e a valorização. “Para vender, tenho que saber que não é apenas pelo dinheiro. Em venda, você ganha e alguém também ganha. Quando uma pessoa está comprando algo de você, ela está ganhando algo também. Ou seja, quando você vende, você está ajudando uma pessoa e, por isso, está enriquecendo”, analisa.
O especialista diz que é necessário entender que a venda de um produto ou um serviço não é algo ruim, mas sim algo que deixará o comprador feliz. “Muita gente tem a crença de que toda venda é ruim, pois muitos vendedores não estão preocupados com as pessoas. Mas é preciso mudar o mindset e entender que uma venda é uma solução para alguém”, pontua.
Habilidades podem ser construídas – Uma vez que a pessoa consiga mudar o mindset a respeito do que significa vender, é preciso construir certas habilidades.
“Para vender, preciso me relacionar com pessoas. Se estou com medo, preciso mudar minha mentalidade com relação a isso. E é possível mudar de algumas formas: estando próximo de pessoas que sabem vender e pegando os hábitos dessas pessoas ou, então, através de treinamentos e terapias que ajudam a eliminar medos sem sentido”.
Brandão afirma que quando a pessoa tem crenças empoderadas e não limitantes, já tem certa habilidade de comunicação, por exemplo, o que ajuda muito. “Uma venda é dividida em três partes: comportamento, técnica e estratégia. Preciso pensar no que vou vestir, nas palavras que vou usar, no tom da minha voz, na forma como vou construir relação com o cliente etc. O ideal é sempre ir melhorando meu dom de vender e criando a minha própria sorte na medida em que busco mais conhecimento”, conclui.