As ondas de calor estão cada vez mais fortes e, pensando nisso, a Prefeitura de Vitória preparou algumas dicas para o bem-estar de seus munícipes e para suportar o calorão da melhor forma. Como referência em acolhimento aos esportes amadores, a PMV ressalta a importância de continuar se exercitando, mesmo nas altas temperaturas, e indica os cuidados necessários.
O chefe da equipe de Referência Técnica de Promoção da Saúde, Leonardo Vieira, destaca que, embora tenha ocorrido um importante aumento da temperatura ambiente, esse fator não deve ser visto como um impedimento para a prática de atividade física, que deve ser mantida, visando à promoção da saúde e à prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. “O calor excessivo requer alguns cuidados adicionais, uma vez que pode ocorrer um comprometimento dos mecanismos fisiológicos, relacionados ao controle da temperatura corporal. Esses cuidados precisam ser ainda maiores nos casos das pessoas idosas, uma vez que o envelhecimento promove uma redução na capacidade de termorregulação. Dentre os principais riscos para a saúde com a prática de atividade física em temperaturas elevadas, destacam-se as cãibras, tonturas, vômitos, fadiga e desmaios”, explica.
Sobre os tipos de exercícios a serem evitados, Leonardo afirma que não há uma contraindicação absoluta. “O principal aspecto é o controle da intensidade do treinamento e buscar períodos em que a temperatura está mais amena. Contudo, as atividades aquáticas, como a hidroginástica, são modalidades mais agradáveis de serem praticadas nessas condições climáticas. Nesse sentido, destaco que o Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), da Secretaria Municipal de Saúde, oferta aulas de hidroginástica na praia para a população. Ressalto a importância da supervisão do profissional de Educação Física para a prática segura de exercícios, bem como a avaliação das condições de saúde pelo médico, para evitar qualquer tipo de problemas relacionados à prática de exercícios, principalmente nas condições de estresse térmico”, completa.
O profissional de Educação Física Pedro Lima, lembra que “os exercícios físicos são de muita importância para qualidade de vida e longevidade, independente do período do ano. Nas épocas mais quentes como o verão e as ondas de calor que viemos enfrentando, temos que ter alguns cuidados maiores”, explica.
“Dentre os benefícios da prática de exercícios para a saúde, estão a melhora da saúde óssea, melhora da circulação sanguínea, promoção do bem-estar e fortalecimento do sistema imunológico. A prática também reduz os riscos de doenças cardíacas, melhora quadros de ansiedade e depressão e uma melhora na recomposição corporal como emagrecimento e aumento da massa muscular. Nessas condições climáticas, não devemos relaxar no exercício físico, apenas ter um cuidado maior para não ocorrer nenhum acidente com o praticante”, completa Pedro.
Atividades físicas no calor
O educador físico dá dicas essenciais para manter a saúde em dia, mesmo no calor. “O indicado é optar por atividades em locais que tenham sombras para se proteger dos raios solares, alinhadas à prática antes do horário das 10 horas e depois das 17 horas. É sempre importante, também, a utilização de filtros solares, roupas com proteção UltraVioleta e proteção solar”, relata. Pedro também ensina a como calcular a quantidade de água para manter a hidratação “o recomendado é que se beba 35mL vezes o valor do peso total”, informa.
Nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Verônica Barbosa ressalta a importância de dar preferência aos alimentos leves. “É importante dar preferência aos alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, verduras, legumes e carnes magras, além de evitar alimentos ultraprocessados, ricos em gordura, como as frituras. Importante, também, ter atenção ao excesso de sal e açúcar nos alimentos.”
A nutricionista lembra, também, a importância de manter a hidratação em dia, “é indicada a ingestão de muita água e líquidos como sucos naturais e água de coco”. Por fim, Verônica deixa um alerta: “Atenção, também, no consumo de bebidas alcoólicas, que possuem efeito diurético, o que compromete a hidratação e são pobres em valor nutritivo”.
Idosos
A diretora do Centro de Referência em Atendimento ao Idoso (Crai), Priscilla Yumi, chama a atenção aos cuidados com este público, tão delicado. “Neste momento, o cenário requer zelo e cuidado por parte dos familiares, que convivem com os idosos, e também dos profissionais de saúde. Por não terem muita vontade de beber água, dificuldade para suar e pelo uso de algumas medicações e chás diuréticos, ficam mais vulneráveis ao calor, o que poderá favorecer a desidratação”. Quanto às dicas, Priscilla dá destaque a manutenção dos ambientes e incentivo positivo. “Para protegê-los, podemos manter os ambientes frescos e arejados, além de incentivá-los a beber líquidos frescos ou gelados, em poucas quantidades e várias vezes ao dia, e fazer refeições leves de fácil digestão como frutas e legumes”.
Sobre os cuidados ao sair de casa, a diretora salienta a necessidade de se manter nos horários indicados, fazendo uso de protetor solar e roupa de proteção adequada.
Pets
As dicas também se estendem aos pets, valiosos integrantes das famílias. A gerente de Bem-Estar Animal, Katiuscia Rodrigues, também recomenda que sejam evitados passeios entre os horários de 10h às 17h, para que não corra o risco de queimaduras nas patinhas. Sobre a hidratação dos amigos de quatro patas, a sugestão é a oferta de água fresca ou água de coco. “Picolé de frutas também é válido, observando que algumas são tóxicas para animais, como uva e carambola”.
A gerente relembra que os passeios devem ser feitos apenas com os animais utilizando a guia. Em casa, “evitar manter animais presos em correntes, principalmente no sol ou confinados em espaços pequenos ou de material plástico. Manter a tosa higiênica dos animais em dia também ajuda a amenizar o calor”.