Cidade

Conecta Indústria chega em Aracruz com oportunidades de emprego

Depois de Colatina, Linhares, São Mateus e Baixo Guandu, chegou a vez dos moradores de Aracruz conhecerem a plataforma Conecta Indústria e se candidatarem às vagas de emprego disponíveis nos setores industriais da região. Já são mais de 40 oportunidades abertas, além de cadastro no banco de reserva. A ação acontece nos dias 10 e 11 abril, a partir das 8h30, na praça São João Batista, no Centro de Aracruz.

O Conecta Indústria, um programa da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Senai ES e do IEL-ES, tem o objetivo de promover conexão entre talentos e oportunidades de trabalho na indústria capixaba. É uma forma de não só suprir a necessidade imediata de profissionais para a indústria, mas também reduzir os custos de recrutamento das empresas, empregar egressos do Senai com maior rapidez e desenvolver habilidades interpessoais (soft skills) nos profissionais.

Grupo Cecacto, Eletromaquez, Portocel, Gráfica Ingral, Conmec e Trend Automation são algumas das indústrias com vagas abertas. Entre as oportunidades estão: almoxarife, ajudante de mecânico, eletricista de mecânico de manutenção, eletricista, auxiliar de produção, torneiro mecânico, pintor industrial, entre outras.

O cadastro de interesse será realizado presencialmente nos locais do evento, por ordem de chegada do candidato. Profissionais do IEL-ES estarão no local ajudando no preenchimento do currículo.

“Fizemos um teste piloto no Norte do Estado e tivemos bons resultados. Foram mais de 180 vagas disponibilizadas e 500 cadastros na plataforma. O propósito do Conecta Indústria é facilitar o caminho do profissional de onde encontrar uma vaga de emprego, por isso fazemos essa conexão com as empresas locais. Esperamos captar vários talentos em Aracruz”, disse o superintendente do IEL-ES, Max Alves.

Conecta Indústria

Segundo o Mapa do Trabalho 2022-2025, da CNI, o Brasil precisará qualificar 9,6 milhões de pessoas em ocupações industriais em quatro anos. Só no nosso Estado, a demanda por qualificação deve atingir 179 mil pessoas, sendo 39 mil em formação inicial e cerca de 140 mil em formação continuada. O Senai tem desempenhado um papel vital na qualificação dos trabalhadores, tanto é que oito a cada 10 profissionais que se formam na instituição são inseridos no mercado de trabalho.

Atento aos desafios da indústria capixaba, a Findes, por meio do Senai ES e do IEL-E, lançou uma plataforma que conecta o mercado de trabalho ao profissional capacitado que está em busca de crescimento profissional.

O Conecta Indústria é mais do que uma iniciativa de recrutamento; é um catalisador de desenvolvimento econômico e social, unindo talento e oportunidade em prol de um futuro mais próspero e sustentável para o Espírito Santo.

Na plataforma Conecta Indústria, tanto o candidato poderá se candidatar, cadastrando o seu currículo, quanto o empresário ofertará a sua vaga disponível na empresa, sendo de emprego, estágio ou trainee. Assim, haverá uma conexão de ambas as partes. Se a empresa se interessar por algum candidato, este seguirá para o processo seletivo interno da empresa.

Leia também