O país está entre os mais procurados por brasileiros que desejam ter uma educação superior de qualidade.
Já não é de hoje que o Canadá está na lista dos países preferidos de estudantes e profissionais de todo o mundo para o aprendizado da língua inglesa. E isso acontece, por diversas razões, entre elas está a qualidade do ensino, especialmente, quando se trata da formação em nível superior – inclusive pós-graduação, mestrado e doutorado.
Um exemplo desse sucesso é da capixaba, nascida em Venda Nova do Imigrante, Evelli Falchetto Crisostomo. Em 2012, ela fez seu primeiro intercâmbio no Canadá. A paixão pelo país e as oportunidades a levaram de volta, 7 anos depois para fazer sua Pós-Graduacão.
“Foi um novo modo de vida e de aprendizado. Eu tenho a certeza que a educação muda a vida de pessoas de todas as idades. E o Canadá se mostra aberto a receber pessoas de todas as nacionalidades. Além do aprendizado do inglês, fazer uma faculdade ou outros cursos de pós abre os caminhos para oportunidades de trabalho, tanto no Canadá como em outros países”, destaca Evelli, que é hoje gerente de vendas ILAC Higher Education.
Evelli ressalta que o número de estudantes – chamados lá de colleges – vem crescendo em ritmo mais acelerado no Canadá. Isso se deve às demandas do mercado de trabalho local, que busca por profissionais com formação aplicada.
Além disso, o combo educação de qualidade + valores acessíveis vêm tornando essas instituições canadenses cada vez mais populares pelo mundo. O Brasil está em décimo lugar entre os países que mais enviam estudantes internacionais ao Canadá a cada ano.
Experiência
Como mais de 30 anos de experiência no mercado de intercâmbio, a diretora da Experimento Intercâmbio de Vitória, Jackeline Teubner Guasti, sabe bem a importância de estudar fora do país.
“Nessas mais de três décadas foram centenas de capixabas que tiveram a oportunidade de aprender e aprimorar o inglês em diversas partes do mundo. Mas destaco as facilidades do Canadá e o crescente interesse de profissionais de nível médio ou até mesmo superior em estudar no país”, destaca.
Jackeline lembra ainda que com um bom planejamento pessoas de diferentes classes sociais podem realizar o sonho de um intercâmbio. “Já tive clientes que economizaram muito ou mesmo fizeram trabalhos extras para fazer a reserva financeira e ter a oportunidade de ir para o Canadá. É um investimento com retorno garantido, pois a fluência no inglês e os estudos contam muito no momento de concorrer a uma vaga de emprego”.
Educação Superior
E para ampliar as chances e mostrar como é possível estudar no Canadá, a Experimento Intercâmbio com a ILAC Higher Education, promovem a palestra “Educação Superior no Canadá: torne esse sonho uma realidade”.
O evento apresentará como funciona o sistema de ensino no país, as formas de acesso e as opções de programas disponíveis.
“Tanto para jovens profissionais, que almejam uma formação adicional de qualidade quanto jovens famílias buscando por maneiras de imigrar através da educação superior. O evento vai focar em ambos os perfis, trazendo detalhes sobre o preparatório universitário ILAC assim como o ILAC International College e o ILAC Higher Education”, explica Evelli que compartilhará a sua experiência.
A palestra tem o apoio do Instituto Ponte e a venda dos convites será revertida para a instituição sem fins lucrativos.
Sobre a ILAC
A ILAC é o maior grupo educacional especializado em Canadá, operando há mais de 26 anos em Vancouver e Toronto.
São 11 campus, onde são oferecidos programas de Ingles para adultos e adolescentes, preparatório universitário (Pathway) e college privado (ILAC College).
A divisão de Higher Education foi criada em 2021, quando a ILAC formou parcerias com dois renomados colleges da província de Ontário (Georgian College e Fanshawe College) para oferecer programas selecionados em downtown Toronto.
Sobre o Instituto Ponte
O Instituto identifica estudantes talentosos do 7º ano do Ensino Fundamental II ao 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas, e concedemos oportunidades educacionais e acesso a atividades de desenvolvimento dos aspectos acadêmicos e socioemocionais, do Ensino Fundamental à Universidade.
Atualmente, 281 alunos são beneficiados pelo Instituto Ponte em 8 estados do Brasil, sendo 118 bolsistas em 18 escolas parceiras com os melhores resultados do ENEM.