Saúde

Como a tricologia ajuda nos tratamentos de queda capilar

A enfermeira esteta e dermatológica, Dra. Elisângela Cozzer lembra que não é uma questão de vaidade, mas de cuidado com a saúde.

A perda de cabelo não é novidade e afeta milhões de pessoas em todo o mundo há muito tempo. Porém, os especialistas vêm relatando que esse problema cresceu nos últimos anos entre homens e mulheres. E muito além do impacto na autoestima e na qualidade de vida das pessoas, pode ser um alerta para outras doenças.

Nesse contexto, a tricologia – que é a área da ciência que estuda os distúrbios relacionados ao cabelo e ao couro cabeludo – tem apresentado significativos avanços. Por meio de uma abordagem multidisciplinar, vemos um conjunto de conhecimentos e técnicas que são fundamentais na luta contra a queda capilar.

“A tricologia se dedica a entender a complexidade dos folículos capilares, do couro cabeludo e de suas interações com o organismo como um todo. Com base nesse conhecimento é recomendado os tratamentos personalizados e eficazes para tratar a queda capilar”, explica a enfermeira esteta e dermatológica, especialista em tratamentos capilares, Dra. Elisângela Cozzer.

O avanço da tecnologia tem contribuído para os diagnósticos da perda de cabelo, bem como suas causas. “Através de análises minuciosas do cabelo, do couro cabeludo e do histórico do paciente, o profissional é capaz de identificar os fatores que contribuem para a perda capilar, como desequilíbrios hormonais, deficiências nutricionais, problemas dermatológicos e até mesmo o estresse. Tudo feito em consultório e quando necessário com exames mais aprofundados. E a partir do diagnóstico tem início o tratamento, sempre individualizado”, detalha a especialista.

Além disso, os tratamentos englobam uma variedade de técnicas e terapias para estimular o crescimento do cabelo e melhorar a saúde do couro cabeludo. “Entre os mais comuns estão a terapia a laser, o uso de medicamentos tópicos, a suplementação nutricional e a terapia de regeneração capilar. Essas abordagens são baseadas em evidências científicas e têm se mostrado eficazes na redução da queda capilar e no estímulo ao crescimento capilar saudável”, reforça.

A especialista ainda alerta para a importância de procurar um profissional. “Muitas vezes as pessoas procuram soluções mágicas, sem saber a real causa do problema. É claro que o uso de xampus, condicionadores e máscaras pode ajudar no fortalecimento do fio, mas não reduz a queda, pois é um problema interno e também no couro cabeludo”, finaliza.

Leia também