Geral Saúde

Cirurgia Plástica pós-bariátrica

A cantora Jojo Todynho passou por uma cirurgia bariátrica recentemente. Quando um paciente luta pela obesidade e após uma redução de peso muito significativa – como no caso da cantora –  a longo prazo, a pele e os tecidos do corpo, que estavam severamente estendidos, não têm elasticidade suficiente para se readequar ao tamanho reduzido do corpo, assim há a necessidade de realização de uma cirurgia plástica.

De acordo com o cirurgião plástico e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Humberto Pinto, é preciso retirar o excesso de gordura e flacidez e melhorar a forma e tônus do tecido subjacente, que segura a gordura e a pele. “Mas para que esta cirurgia tenha o efeito desejado, alguns cuidados devem ser tomados e o principal deles é a estabilização do peso por ao menos seis meses”, explica.

Para o paciente fazer a cirurgia plástica, ele precisa de algumas orientações e seguir algumas regras como estar com o peso estável, não  ter problemas crônicos de saúde (diabetes ou doenças cardíacas, etc) e também indicamos o tempo de 18 meses pós-cirurgia bariátrica para a realização da cirurgia plástica.

“Para obtermos um bom resultado, é preciso este tempo para que a pele possa diminuir o máximo possível e a nutrição seja estabilizada”, afirma o médico.
Entre os locais do corpo em que se faz a cirurgia, Humberto diz que geralmente é um contorno completo. “Tratamos a flacidez e remodelamos os contornos dos braços, coxas, nádegas, abdômen, cintura etc”. “Mas ressaltamos que deve-se evitar cirurgias muito extensas, ter cautela e conversar bem com o médico do que necessita”, diz.

Leia também