Pensando na reestruturação do ambiente, a Secretaria de Obras (SEOB) iniciou o processo de revitalização em setembro do ano passado, com prazo de ser finalizado ainda neste ano.
O projeto compreende a execução de calçada de acesso às ruínas, restauro do cemitério (muro e portão), serviços de terraplenagem, drenagem e iluminação externa, além da construção de uma edificação de, aproximadamente 97 metros quadrados, com fim de ser uma central de apoio ao turista.
Esse novo espaço que está sendo construído visa dar suporte às ações patrimoniais, culturais e educativas. O ambiente também será uma excelente sugestão para realização de manifestações culturais e visitação, tanto por parte do público geral quanto para alunos da rede pública escolar.
O secretário de Obras Halpher Luiggi avalia a obra como um passo importante para a cultura. “Tudo que resgata a memória e a ancestralidade do povo é de grande importância para a Serra”, pontua.
A revitalização também caminha lado a lado ao processo de proporcionar, cada vez mais, acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcD), tornando a Serra e o turismo ainda mais inclusivos. No momento, a obra está passando pelo processo de escavação e raspagem, com acompanhamento de um arqueólogo, para serem feitos o estacionamento e a calçada.