Geral Saúde

Cinco motivos para intensificar as massagens no inverno 

Já estamos oficialmente no inverno e, na estação mais fria do ano, é comum que o sistema imunológico fique à prova, algumas dores se sobressaiam e que o corpo manifeste alguns desconfortos. O que muita gente não sabe é que a massagem pode ser uma grande aliada nesta estação.

“Os benefícios vão muito além do bem-estar e relaxamento. Ela melhora a circulação sanguínea, reduzindo o inchaço corporal, as câimbras e dores nas articulações; alivia a irritação da pele; melhora o sono e reduz os níveis de estresse”, comentou Juliany Pelissari, proprietária do Buddha Spa Vitória.

Além disso, as massagens fortalecem o sistema imunológico, afastando as famosas gripes, alergias e os resfriados. “Ao estimular os gânglios linfáticos, deixam os glóbulos brancos prontos para defender o corpo contra doenças, vírus e infecções”, explicou a expert no assunto.

Confira abaixo 5 motivos para incluir as massagens na rotina durante esta estação:

1 – Melhora o fluxo sanguíneo

No inverno, o corpo fica mais suscetível a ter alterações no fluxo sanguíneo e na pressão arterial. A circulação sanguínea é reduzida e a pressão fica mais alta, pois os vasos sanguíneos se contraem no frio. Conhecido como vasoconstrição, este processo provoca uma série de desconfortos, como: inchaço nas pernas, mãos e pés. Também pode provocar câimbras, dores nas articulações e desencadear outros problemas mais graves. Quem sofre com esses sintomas pode agendar uma sessão de massagem no inverno para aliviar as dores e melhorar a circulação sanguínea.

2 – Ajuda a reduzir a irritação da pele

A baixa umidade e temperatura deixam a pele mais seca do que o normal nesta época do ano. Em muitas pessoas, a falta de hidratação pode provocar o descascamento da pele, principalmente no rosto. Durante as massagens, os profissionais aplicam óleos hidratantes, geralmente ricos em vitamina E. Esses óleos essenciais penetram profundamente na pele, formando uma barreira protetora para mantê-la mais hidratada. São eles que ajudam a reduzir a irritação e a secura provocadas pelo frio do inverno.

3 – Estimula o bem-estar

Muitos consideram o inverno uma época do ano melancólica. Os dias ficam mais “cinzas”, os ventos gelados e a sensação de querer ficar sempre em um local quentinho talvez sejam algumas das características que provocam essa sensação de tristeza. Também podem se sentir inquietas, sem energia e incapazes de sentir prazer. Alterações no sono e no apetite também são comuns nesta época. Para lidar com essas mudanças, a massagem no inverno pode ser um ótimo remédio. Uma sessão pode ajudar a aliviar as preocupações, relaxar a tensão do corpo e reduzir os níveis de estresse. Durante a massagem, ao ficar relaxado, seu corpo libera serotonina e endorfina, reacendendo aquela sensação de bem-estar e felicidade.

4 – Ameniza dores musculares

Dores nas costas, nos pés, câimbras e lesões também são comuns durante o inverno, deixando os dias mais desconfortáveis. Muitas vezes, as dores musculares atrapalham ou impedem as pessoas de realizarem diversas atividades. A massagem no inverno é benéfica para quem sofre com esses sintomas, pois usa movimentos que ajudam a amenizar dores, reduzir espasmos, relaxar os músculos e aliviar contrações musculares.

5 – Mantém seu sistema imunológico fortalecido

No inverno as pessoas costumam ficar mais doentes. Gripes, resfriados e alergias são frequentes durante esta época do ano, pois o sistema imunológico não está acostumado com as baixas temperaturas e com o tempo seco. A massagem no inverno também ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Os tratamentos terapêuticos estimulam os gânglios linfáticos, deixando os glóbulos brancos prontos para defender seu corpo contra doenças, vírus e infecções.

Leia também