Viana, na Grande Vitória, está há 100 dias sem registrar nenhum homicídio. É o que mostram os números do Observatório da Segurança Pública da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), que reúne indicativos de criminalidade em todo o Estado. O município também apresentou uma redução de 54,5% de crimes desta natureza entre janeiro e julho deste ano em comparação ao mesmo período no ano de 2022.
Este ano demonstra comportamento semelhante ao ano de 2018, o menor índice da série histórica na cidade. A queda no número de homicídios na cidade contrasta com a realidade registrada na Região Metropolitana do Espírito Santo, que vive uma escalada nos índices de homicídios.
O prefeito Wanderson Bueno afirmou nas redes sociais que diversas ações foram tomadas para que se atingisse esse resultado. “Estamos há 109 dias sem registrar crimes desta natureza em nossa cidade. Esse fantástico resultado reflete um trabalho organizado, sério e com foco na segurança dos vianenses. Temos o maior contingente per capita da Guarda Municipal na Grande Vitória, investimos em equipamentos como viaturas, armamento, capacitação, ações educativas e infraestrutura. Tudo isso com foco em gerar mais segurança para quem escolheu nossa cidade para viver. Esse é o nosso compromisso: trabalhar para que os vianenses possam ter mais qualidade de vida e crescer junto à cidade das oportunidades que têm os menores índices de violência da região metropolitana”, disse.
O secretário de Defesa Social da cidade, Enoni Erlacher fala também das demais ações tomadas. “Essa redução é o resultado conjunto e integrado com todas as forças de segurança e demais secretarias. Como o prefeito Wanderson Bueno diz, ‘nós nunca fazemos nada sozinhos’. Esse resultado foi atingido pois, logo no início do mandato investiu em ações e projetos voltados para a área de segurança pública. O aumento no efetivo da Guarda possibilitou maior cobertura de policiamento nas áreas rurais e urbanas”, informou.
A cidade de Viana registrou também, redução no número de crimes contra o patrimônio. “Houve redução de 50% no crimes contra estabelecimentos, roubos em transportes público queda de mais de 70%, os roubos em residências ou condomínios em especial na área rural não foi registrado nenhum até agora e com esse aumento do efetivo da Guarda conseguimos auxiliar a Polícia Militar no patrulhamento da zona rural. Alem disso, semanalmente temos fiscalizações de comércios irregulares e festas clandetinas”, disse Enoni Erlacher.