Gastronomia

Chef Kátia Barbosa estará no Encontro das Chefs 2025

A “Rainha da Comida Popular Brasileira”, é atração confirmada no Encontro das Chefs em Vila Velha

Evento, único no Brasil dedicado à gastronomia feita por mulheres, acontecerá de 26 a 30 de agosto e trará aula-show da chef no dia 27, com entrada gratuita

Considerada pelo prestigiado Guia Michelin como a “Rainha da Comida Popular Brasileira”, a chef Kátia Barbosa desembarca no Espírito Santo para participar da quarta edição do Encontro das Chefs, que será realizado entre os dias 26 e 30 de agosto, no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha. A participação da chef acontece no dia 27, durante uma aula-show aberta ao público. A entrada será gratuita, mas os ingressos devem ser retirados com antecedência — mais informações serão divulgadas em breve.

Autodidata e criadora do icônico bolinho de feijoada, Kátia Barbosa é referência nacional por sua habilidade em traduzir a alma brasileira em pratos afetivos, com técnicas da alta gastronomia. Com uma trajetória marcada por prêmios e reconhecimento, ela foi jurada do reality show Mestre do Sabor, da TV Globo, e atualmente está à frente de três empreendimentos de sucesso no Rio de Janeiro: Aconchego Carioca, Kalango e Sofia.

Com o tema “Diversidade como mãe da gastronomia brasileira”, o Encontro das Chefs 2025 celebra as múltiplas influências culturais que compõem a identidade culinária do Brasil. O evento é único no país com foco exclusivo na gastronomia feita por mulheres, reunindo nomes consagrados da culinária nacional em uma programação que une sabores, cultura e reflexão.

Conhecida no meio gastronômico como Katita, a chef nunca frequentou escolas de culinária. Suas receitas nascem da vivência e das lembranças, como o famoso bolinho de feijoada, que surgiu de uma cena da infância: “Minha mãe pegava um pouquinho de feijão, misturava com farinha e colocava na minha boca para me convencer a comer”, relembra.

Esse gesto materno virou um dos petiscos mais replicados do país, abrindo caminho para outras releituras de pratos tradicionais, como o bolinho de abóbora com carne seca e o bolinho de feijão branco com rabada — criações que consagram a chef como uma das maiores intérpretes da culinária brasileira.

Além da visibilidade na televisão, Kátia também participou recentemente da série Receitas da Floresta, iniciativa patrocinada pela Vale, que propõe uma imersão na culinária amazônica e nos saberes tradicionais.

A idealizadora do evento, Érica Semião, destaca que o Encontro das Chefs é mais do que um festival gastronômico: é uma plataforma de valorização das mulheres na cozinha. “Queremos mostrar que a diversidade não só enriquece nossa culinária, mas é o coração da gastronomia brasileira. Ao reunir chefs mulheres de diferentes origens, trajetórias e estilos, criamos um espaço de troca, inspiração e valorização da mulher na cozinha — que historicamente sempre esteve lá, mas nem sempre foi reconhecida”, afirma.

Durante os quatro dias de evento, o público poderá participar de aulas-show com chefs renomadas, vivenciar diferentes técnicas culinárias, além de curtir uma programação cultural e musical gratuita. Haverá ainda oficinas de culinária para crianças, espaço gastronômico com diversas opções de alimentação e um palco principal com atrações diárias.

Leia também