O Centro Educacional Primeiro Mundo está investindo R$ 8,5 milhões na ampliação da unidade de Vila Velha, na Praia da Costa. Mais do que novos espaços de aprendizagem, o projeto foi cuidadosamente planejado para oferecer infraestrutura moderna sem abrir mão da preservação ambiental e da qualidade de vida da comunidade ao redor.
Uma dúvida levantada pelos moradores da região é sobre a área florestal do Morro do Moreno, tradicional ponto turístico da cidade. Segundo o arquiteto responsável pelo projeto, Wilson Barbosa Neto, todas as etapas seguem rigorosamente a legislação municipal e não há possibilidade de gerar danos ou devastações na extensão. “O edifício foi implantado respeitando os limites do plano diretor e da lei de uso e ocupação do solo. É importante reforçarmos também que a obra não vai interferir na área de proteção ambiental do Morro do Moreno”, explica.
Além disso, a proximidade com a natureza inspirou a criação de um espaço de lazer único. “Na área dos fundos do terreno, próxima à mata, deixamos uma área livre destinada ao recreio ao ar livre. Isso permitirá que as crianças da Educação Infantil tenham contato direto com a natureza, em um ambiente preservado e seguro, aos pés do Morro do Moreno”, completa o arquiteto.
Outro diferencial está na escolha do sistema construtivo, que vai garantir agilidade à execução da obra. “Optamos por uma estrutura metálica que pode ser fabricada em empresas locais e transportada para montagem no terreno. Isso otimiza o tempo e torna o processo mais rápido e eficiente”, destaca Wilson.
O projeto também contempla soluções de mobilidade urbana. Uma nova área interna de embarque e desembarque será implantada, oferecendo mais conforto às famílias e minimizando impactos no trânsito da região. “Esse ponto foi pensado justamente para reduzir os congestionamentos no entorno da escola, já que o fluxo de veículos ficará melhor distribuído dentro do próprio terreno”, afirma o arquiteto.
Outro recurso inovador será a criação de um pavimento semienterrado, capaz de comportar um grande número de vagas de estacionamento. A medida ampliará a segurança e garantirá praticidade e conforto aos pais de alunos. O projeto está previsto para ser concluído até o início do próximo ano letivo.