Geral

Centro de Aprendizagem em Vitória e amplia capacidade de atendimento do programa Adolescente Aprendiz

Comemorando 20 anos de história, programa Adolescente Aprendiz ganha nova estrutura com capacidade de atender 800 adolescentes por dia

O Centro de Integração Empresa-Escola do Espírito Santo (CIEE/ES) inaugurou seu novo e moderno Centro de Aprendizagem, um marco significativo para o Programa Adolescente Aprendiz, que comemora 20 anos de transformação de vidas em 2023. Este novo espaço, localizado na Rua Alberico de Souza de Lima, 45, Mata da Praia – Vitória, em frente à UFES, já está em funcionamento com capacidade para atender cerca de 800 adolescentes por dia, contribuindo com o objetivo de capacitar e orientar jovens para o mercado de trabalho.

Com 10 amplas salas de aula, o Centro de Aprendizagem é o espaço que vai abrigar toda a parte teórica do programa Adolescente Aprendiz, em que os alunos têm aulas e palestras preparatórias para o mercado de trabalho. Para o superintendente do CIEE-ES, Jossyl Nader, a nova estrutura é uma grande conquista e a expectativa é de que possibilite a ampliação do programa com a formação de ainda mais estudantes.

“Estamos muito felizes com a inauguração deste novo Centro de Aprendizagem, pois ele representa nosso compromisso contínuo em capacitar e orientar jovens para um futuro melhor.  Agora, que temos a capacidade de atender 800 adolescentes por dia, 400 por turno, temos a expectativa de ampliar o programa, que precisa e conta sempre com a parceria das empresas para abertura de vagas para os adolescentes aprendizes. Ao longo dessas duas décadas, conseguimos transformar a vida de muitos jovens em situação de vulnerabilidade social abrindo portas para o mercado de trabalho e estamos ansiosos para ampliar ainda mais esse alcance”, destaca Nader.

Ao longo dos seus 20 anos no Espírito Santo, o Programa Adolescente Aprendiz do CIEE/ES já impactou mais de 30 mil jovens, proporcionando oportunidades valiosas para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Atualmente, são cerca de 3.100 aprendizes ativos em todo o estado, graças à parceria estreita com mais de 900 empresas comprometidas em oferecer oportunidades de crescimento e aprendizado.

Todos os adolescentes participantes do programa são contratados pelas empresas parceiras, assegurando-lhes um contrato de trabalho especial, regido pela CLT, que garante todos os seus direitos trabalhistas. Para se cadastrar no Programa de Aprendizagem do CIEE/ES, os jovens precisam ter entre 14 e 17 anos, possuir documentos (RG, CPF e CTPS) e estar matriculados e frequentando regularmente a escola, preferencialmente da rede pública de ensino. Este programa continua sendo uma peça fundamental na formação e no futuro desses adolescentes, preparando-os para se tornarem profissionais qualificados e cidadãos engajados.

Leia também