Geral

Casamento Comunitário vai reunir 650 casais

Nas palavras de Oscar Wilde, “O casamento é o fim do romance e o começo da história”.  O dia do Sim é o momento mais feliz de um casal, que se torna uma só carne, uma só alma. Aqui na Serra 650 casai vão formalizar esse laço!

Realizado pela Prefitura, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania esses noivos e noivas agora terão que levar os documentos necessários, que foram solicitados na ato ato das inscrições que se encerraram no dia 20 de abril. O prazo para essa etapa é até a próxima sexta-feira (28). Eles devem se dirigir Departamento de Assistência Judiciária Municipal (Dajum), situado no Pró-Cidadão, na avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Portal de Jacaraípe, no horário das 13 às 17 horas.

Na ausência de impedimento legal para contrair matrimônio, os noivos inscritos precisam ser residentes do município da Serra, maiores de 18 anos, ter renda de até 03 salários mínimos por casal e apresentar o comprovante de inscrição do CadÚnico. Com todos esses documentos eles estarão aptos para se casar. Após apresentação dos documentos e análise positiva eles serão informados e direcionados para os cartórios de Registro Civil, cujas unidades serão divulgadas previamente no site da Prefeitura. Cada casal deve apresentar duas testemunhas. Eles participarão, também, da cerimônia coletiva que será realizada no dia 27 de maio.

Documentos que devem ser entregues para avaliação:

1) Original da Carteira de Identidade (RG) ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);

2) Se solteiro, Original da Certidão de Nascimento atualizada, expedida nos últimos 180 dias;

3) Se divorciado, Certidão de Casamento com averbação do divórcio, formal de partilha contendo a petição inicial, a sentença e o trânsito em julgado e cópia da certidão de nascimento ou documento que conste os seguintes dados: nome do cartório de registro de nascimento, número do livro e folhas, atualizada, expedida nos últimos 180 dias;

4) Se viúvo, Certidão de Casamento atualizada nos últimos 180 dias, com a anotação do óbito, Certidão de Óbito da pessoa falecida, formal de partilha contendo a petição inicial, a sentença e o trânsito em julgado e cópia da certidão de nascimento.

1.Parágrafo Único. Caso o divorciado (a) ou viúvo (a) não tenha promovido a partilha de bens, deverá casar-se pelo regime de Separação Legal de Bens, de acordo com o Código Civil.

5) Original do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

6) Comprovante de residência original do último mês de referência no nome do noivo e da noiva, ou declaração de residência de próprio punho por cada indivíduo;

7) Preenchimento do requerimento de inscrição com a indicação do Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico

8) Comprovante de renda até 03 salários mínimos, carteira de trabalho, declaração de isenção de Imposto de Renda ou Declaração de Hipossuficiência de renda, nos moldes do Anexo I;

9) Declaração de Veracidade dos Documentos Registro Digital (ANEXO II);

10) Declaração de Anuência do REGIME DE COMUNHÃO PARCIAL DE BENS.

11) As testemunhas deverão apresentar cópia e original dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Nascimento, se forem casados (as) acrescer a Certidão de Casamento; se forem divorciados (as) acrescer a Certidão de Casamento com averbação do divórcio. Parágrafo Único. As testemunhas que se farão presentes no cartório não serão as mesmas do dia da cerimônia.

 

O prazo para essa etapa é até a próxima sexta-feira (28). Eles devem se dirigir Departamento de Assistência Judiciária Municipal (Dajum), situado no Pró-Cidadão, na avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Portal de Jacaraípe, no horário das 13 às 17 horas.

Leia também