Governador Renato Casagrande recebe atletas capixabas destaque no Mundial de Ginástica Rítmica
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, recebeu na tarde desta quarta-feira (03), no Palácio Anchieta, em Vitória, as ginastas capixabas Geovanna Santos e Sofia Madeira, além da treinadora Gizela Batista. As atletas foram homenageadas após brilharem no Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, realizado em agosto, no Rio de Janeiro.
Durante o encontro, o governador Renato Casagrande celebrou os resultados e ressaltou a importância do esporte para a juventude capixaba.
“É um orgulho enorme ver a Sofia e a Geovanna com desempenhos tão expressivos no Mundial. Elas são inspiração para milhares de jovens que hoje participam dos projetos sociais do governo, que já atendem quase 20 mil pessoas em diversas modalidades esportivas. Mais do que medalhas, elas nos dão alegria e esperança de um futuro melhor através do esporte”, disse Casagrande.
Sofia Madeira conquistou duas medalhas de prata com a Seleção Brasileira de Conjunto – na classificação geral e na categoria mista com bola e arcos – sendo ovacionada pelo público ao som da música “Evidências”. “Foi a melhor sensação da minha vida. Entrar naquela quadra, com o Brasil inteiro torcendo por nós, foi inesquecível. Vou guardar esse momento para sempre”, destacou a atleta.
Já Geovanna Santos, natural de Pinheiros, no Norte do Estado, se destacou nas apresentações individuais e ficou entre as 20 melhores ginastas do mundo. Experiente em competições internacionais, ela ressaltou a emoção de competir diante da torcida brasileira: “Já participei de três mundiais e de um pré-olímpico, mas competir em casa foi totalmente diferente. Meu objetivo era levantar o público, e consegui. Foi muito especial”.
Para a treinadora Gizela Batista, que acompanha de perto a trajetória das atletas, os resultados vão além das conquistas individuais. “O impacto é enorme, especialmente para as novas gerações. Temos turmas lotadas e fila de espera para iniciar na ginástica rítmica. Quando as meninas sobem ao pódio, as crianças percebem que o sonho é possível e que o futuro não está tão distante assim”, afirmou.
Agora, tanto Sofia quanto Geovanna entram em período de descanso ao lado da família, antes de retomar os treinos intensos em Aracaju. O próximo desafio será o Mundial de 2026, na Alemanha, que terá peso decisivo na classificação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles.
Foto de capa: Hélio Filho/Secom