Cidade

Casagrande propõe cooperação climática com estados dos EUA na COP30

Casagrande propõe parceria entre Consórcio Brasil Verde e Aliança Climática dos EUA durante Fórum da COP30

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou, nesta quinta-feira (05), de uma reunião com membros da United States Climate Alliance (Aliança Climática dos Estados Unidos), durante o Fórum de Líderes Locais da COP30, realizado no Rio de Janeiro (RJ). O encontro reuniu representantes de 24 estados norte-americanos e lideranças brasileiras comprometidas com a agenda ambiental global.

Casagrande, que preside o Consórcio Brasil Verde — formado atualmente por 15 estados brasileiros —, propôs a formalização de uma parceria de cooperação e intercâmbio entre as duas organizações, com o objetivo de fortalecer ações conjuntas de enfrentamento às mudanças climáticas.

“É fundamental que líderes regionais de diferentes países se unam em torno da agenda climática global. Essa reunião entre o Consórcio Brasil Verde e a Aliança Climática dos Estados Unidos fortalece uma colaboração concreta para enfrentarmos as mudanças climáticas. O objetivo é compartilhar experiências, especialmente no que diz respeito às emissões de carbono na agricultura brasileira e na indústria norte-americana”, destacou o governador capixaba.

Durante a reunião, Casagrande ressaltou o papel do Consórcio Brasil Verde na promoção de políticas climáticas estruturadas em todo o território nacional, com foco em planejamento, metas, cooperação técnica e desenvolvimento de projetos sustentáveis. Ele sugeriu ainda a criação de um grupo de trabalho para elaborar um memorando de entendimento entre as entidades.

“Nossa expectativa com esse intercâmbio é muito positiva. Queremos estabelecer, de forma oficial, um canal de troca de boas práticas. Os estados brasileiros têm iniciativas relevantes, e queremos que esta COP represente um passo decisivo para que os investimentos possam ser viabilizados”, reforçou Casagrande.

O encontro contou com a presença do presidente da United States Climate Alliance e governador do Wisconsin, Tony Evers; da governadora do Novo México, Michelle Lujan Grisham; da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; e do ex-governador de Washington, Jay Inslee. Também participaram o secretário executivo do Consórcio Brasil Verde, Robson Monteiro, e os representantes do Centro Brasil no Clima, Guilherme Syrkis e Vitor Anechini.

Durante os dois dias de programação do Fórum, o governador capixaba participou ainda de painéis e reuniões bilaterais, apresentando as principais iniciativas ambientais do Espírito Santo, como o Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais, que incentiva a preservação e a recuperação de ecossistemas.

O evento faz parte da preparação para a COP30, que será realizada em Belém (PA), em 2025, e reforça o protagonismo do Espírito Santo na construção de políticas públicas voltadas para a transição ecológica e o desenvolvimento sustentável.

Leia também