Neste sábado (07), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, marcou presença em Anchieta para a inauguração de importantes obras de infraestrutura e educação. O evento incluiu a reurbanização da Praça São Pedro, no centro histórico da cidade, e a construção da sede própria da Escola Municipal Irmã Terezinha Godoy de Almeida. O investimento total das obras ultrapassa os R$ 15 milhões, com recursos do Governo Estadual.
Durante a cerimônia, Casagrande destacou a importância das ações para o desenvolvimento do município e a melhoria da qualidade de vida da população local. “A nova Praça São Pedro ficou linda e a população já está utilizando o espaço. Hoje, inclusive, a feira estava lotada. Estamos inaugurando também uma escola novinha, para oferecer um atendimento de excelência aos alunos. São ações como essa que fazem o Espírito Santo ter o melhor Ensino Médio do País e estar entre os três primeiros colocados nos anos finais e entre os cinco primeiros nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A educação é essencial para a construção de um Estado mais desenvolvido. Para nós, todo aluno é do Estado, independentemente de a escola ser do Governo do Estado ou da Prefeitura”, afirmou Casagrande.
A nova sede da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Irmã Terezinha Godoy de Almeida foi construída com recursos do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil (Funpaes), da Secretaria da Educação (Sedu). A unidade conta com 11 salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, auditório, sala de música, sala de dança, pátio coberto, cozinha, refeitório, quadra poliesportiva coberta com arquibancada, entre outras instalações. Com a ampliação, a escola passará a atender 660 crianças, um acréscimo de 240 vagas.
Outro grande marco foi a revitalização da Praça São Pedro, um importante ponto cultural e religioso para a cidade. A obra, que contou com um investimento de R$ 4,6 milhões, foi viabilizada por meio de um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Anchieta, através da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). O projeto buscou aliar a preservação histórica da praça com a modernização do espaço, tornando-o mais acessível e atrativo para os moradores e turistas. Foram utilizados materiais de alta qualidade, como blocos de concreto, granilite e telhas termoisolantes, além da instalação de novas estruturas, como bancos de madeira, brinquedos para crianças e postes de iluminação metálicos. A praça agora também conta com um bicicletário e vagas de estacionamento, melhorando a mobilidade urbana na área.
“O projeto respeitou o valor histórico e religioso da Igreja São Pedro, criando uma interação harmônica entre o piso da praça e o templo. A revitalização também melhora a infraestrutura local, com vagas de estacionamento e acessibilidade aprimorada”, explicou Marcus Vicente, secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano.
Ainda durante a agenda, o governador Renato Casagrande autorizou o repasse de recursos para a construção de um Centro Especializado em Reabilitação (CER) em Anchieta. O novo centro será localizado na Vila Samarco, atrás da sede da Prefeitura, e atenderá pessoas com deficiência, tanto temporária quanto permanente. O CER contará com diversos espaços, incluindo piscina para hidroterapia, salas para atendimento de fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e assistente social, além de um auditório para terapias em grupo. O centro será um importante equipamento para a atenção integral e contínua de pacientes com dificuldades físicas, motoras, intelectuais e neurológicas.
Além do governador Casagrande, o evento contou com a presença do prefeito de Anchieta, Fabricio Petri, do prefeito eleito do município, Léo Português, e de outros prefeitos da região, como Gedson Paulino (Iconha), Fernando Lafayette (Alfredo Chaves), Paulo Cola (Piúma) e Nei Castelari (Rio Novo do Sul). Também marcaram presença os secretários de Estado da Educação, Vitor de Angelo, e do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso.
Durante o evento, Casagrande também formalizou a doação da medalha que recebeu do Papa Francisco durante uma missão oficial no Vaticano, em novembro. A medalha foi entregue ao Santuário José de Anchieta, como forma de homenagem ao fundador da cidade, o padre José de Anchieta.