O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve em Guarapari na tarde desta sexta-feira (10) para a entrega de importantes obras e serviços que beneficiarão tanto moradores quanto turistas de um dos principais balneários do Espírito Santo. As ações visam melhorar a infraestrutura e os serviços essenciais na cidade, garantindo mais qualidade de vida para a população e fortalecendo o atendimento a milhares de visitantes que a cidade recebe, especialmente no verão.
Entre os principais destaques do dia, o governador entregou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Meaípe, o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Nova Guarapari e a Estação de Tratamento de Água (ETA) Modular de ultrafiltração. Também foi oficializado o funcionamento do Hospital Infantil Francisco de Assis (HIFA), que gerencia o Hospital “Cidade Saúde Dr. Luiz Buaiz”, referência na área da saúde em Guarapari.
“Estamos inaugurando a estação de tratamento de esgoto em Guarapari, na região de Meaípe, e anunciando estações modulares de tratamento de água, que irão fortalecer a oferta de água, principalmente durante os períodos de alta temporada, quando a cidade recebe grande número de turistas. Além disso, estamos abrindo 150 leitos no Hospital Geral de Guarapari. São investimentos fundamentais em saúde e infraestrutura para melhorar a vida de quem vive na cidade e também de quem nos visita”, afirmou Casagrande.
As entregas realizadas pela Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) somam um total de R$ 48,6 milhões em obras. Esses recursos foram direcionados para a instalação de novas estações de tratamento de água com tecnologia inovadora, que tornam os processos mais compactos e eficazes, e para a ampliação dos sistemas de coleta e tratamento de esgoto.
Com a inauguração de duas novas estações de tratamento de água, a capacidade de produção da Cesan em Guarapari aumentará de 440 l/s (litros por segundo) para 570 l/s. Isso permitirá que a cidade tenha cerca de 50 milhões de litros de água tratada por dia, o equivalente a 50 mil caixas d’água de mil litros. Essa ampliação é fundamental, já que, durante a temporada, a população de Guarapari pode saltar de 120 mil para mais de um milhão de habitantes.
Além disso, a Cesan investiu na ampliação do sistema de esgotamento sanitário, com um novo sistema que terá capacidade para coletar, tratar e devolver à natureza 7 milhões de litros de esgoto por dia. O sistema atenderá mais de 38 mil moradores dos bairros de Meaípe, Enseada Azul e Nova Guarapari.
Além das obras de saneamento, o governo também reforçou o setor de saúde em Guarapari, com a entrega de R$ 11,7 milhões para a aquisição de novos equipamentos para o Hospital Infantil Francisco de Assis (HIFA), responsável pela gestão do Hospital “Cidade Saúde Dr. Luiz Buaiz”. A verba será destinada à compra de 322 novos itens, como berços, camas hospitalares, incubadoras, ultrassom, raio-x, ventiladores pulmonares, entre outros.
O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, destacou que o investimento é um marco para a saúde pública em Guarapari, garantindo mais qualidade e agilidade no atendimento à população. “A entrega desses recursos reforça nosso compromisso com a saúde pública e com a melhoria contínua da estrutura hospitalar na cidade. Estamos oferecendo uma estrutura mais moderna e completa, para atender a demanda crescente da população e dos turistas”, afirmou Hoffmann.
Além dos equipamentos, o governo também ampliou a quantidade de leitos no HIFA. Em outubro de 2024, foram adicionados 52 leitos, incluindo leitos de UTI e de enfermaria. Em dezembro, mais 11 leitos foram contratados, totalizando 161 leitos no hospital.
Com essas ações, o governo estadual visa não apenas melhorar a infraestrutura e a qualidade dos serviços essenciais, mas também oferecer uma cidade mais segura e acolhedora para moradores e turistas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar de toda a comunidade.