A Dengue fez diversas vítimas no ES e na semana entre os dias 11 e 17 de abril, foram 7.038 notificações de possíveis casos. Os agentes de combate, às vezes, encontram dificuldades de entrar nas residências.
Sendo assim, um esquema começa nesta segunda segunda-feira (24) a sexta-feira (28), as equipes da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) vão percorrer 54 bairros da Serra, com o fumacê. O fumacê é uma das ações realizadas pelas equipes de endemia da Vigilância Ambiental em Saúde que conta, também, com o serviço de Disque-dengue.
De segunda a sexta, das 8 às 17 horas, os moradores poderão entrar em contato pelo 3228-5394. Já, aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17 horas, pelo 3338-9907 ou 3328-4709. Os moradores também poderão fazer suas denúncias e sugestões, através do 98166-1472.
Antes de mais nada: os primeiros cuidados que devemos ter para reduzir os locais de proliferação do mosquito e evitar a Dengue são:
– tampar lixeiras;
– tampar tonéis e caixas d’água;
– manter as calhas sempre limpas;
– limpar ralos e colocar telas;
– deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo;
– preencher os pratos de vasos de plantas com areia;
– manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água.
E é importante que os cidadãos fiquem alertas para os sintomas, que podemn variar de febre alta > 38.5ºC, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.
Ao reconhecer os sintomas procure uma unidade de saúde!