Confira as dicas do médico Lourimar Tolêdo para quem vai curtir o carnaval em bloquinhos de rua ou em festas deve ficar atento para evitar dores e se recuperar para aproveitar bem todos os dias de folia. Além de manter a hidratação e a alimentação em dia, o cuidado com o corpo é essencial para manter a saúde em dia e evitar dores na coluna, pernas e pés.
O ortopedista Lourimar Tolêdo indica o alongamento como uma forma de preparar o corpo para a longa jornada de festas. “Antes de cair na rua, faça um alongamento de pelo menos cinco minutos. Esse hábito ajuda a evitar o aparecimento de dores e a gerar mais resistência, principalmente em quem vai ficar muito tempo em pé”, explica. O alongamento também deve ser feito depois da folia, segundo o doutor.
O calçado faz muita diferença, por isso os saltos altos devem ser evitados. Para as fantasias, roupas leves devem ser priorizadas. Outra dica é descansar, pois a sobrecarga nas pernas e pés pode gerar desconforto no fim do dia. “É recomendado fazer pausas a cada hora. Se possível, procure um lugar para sentar e faça massagens nos pés”, recomenda o médico.
Uma dica bônus para manter a alegria e disposição é o uso do protetor solar. Afinal, ninguém merece chegar em casa com queimaduras ou insolação.
Dicas para curtir o Carnaval sem dores:
Alongue-se antes e depois da folia;
Use sapatos confortáveis;
Procure locais para sentar e relaxar a coluna;
Prefira roupas leves;
Hidrate-se e alimente-se bem;
Use o protetor solar.
O Dr. Lourimar Tolêdo é ortopedista e membro da Sociedade Brasileira de Coluna, e atua no Ráquis Instituto da Coluna. Ele realiza cirurgias complexas e de grande porte para o tratamento de deformidades, fraturas e tumores vertebrais, além de intervenções minimamente invasivas, indicadas para alterações que causam dor e incapacidade física.
Dedicado também à educação médica, coordena a residência médica e, há mais de 10 anos, é responsável pelo serviço de cirurgia de coluna do Hospital Meridional Serra. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Society of Lateral Access Surgery (Solas), Society for Minimally Invasive Spine Surgery (SMISS) e North American Spine Society (NASS).