Entretenimento

CARNAVAL 2024 RJ – Portela vem com enredo “Um defeito de cor

 Portela apresenta, nesta segunda (13), o enredo “Um defeito de cor”, baseado no livro homônimo de Ana Maria Gonçalves. No romance, Kehinde, mulher escravizada na África, que viveu boa parte da vida no Brasil, procura um filho perdido, que seria Luiz Gama, famoso abolicionista, jornalista, poeta e advogado brasileiro. Os carnavalescos Antônio Gonzaga e André Rodrigues propuseram uma continuação ou outra perspectiva da história.

Mas, o Carro da Portela tem problemas e entra na Sapucaí com escultura caída

No samba, é Luiz Gama que escreve uma carta para a mãe e expressa orgulho pela trajetória de luta e resistência. E destaca que o afeto e o amor da mãe foram essenciais na vida dele. A ideia geral é homenagear a ancestralidade feminina negra. Falar de gerações de escravizados, lutas de libertação e das mães negras que construíram o país.

Autora de Um Defeito de Cor, Ana Maria Gonçalves festeja enredo junto a escola.

Nesta escultura, Iemanjá Negra, a original, segura um barco branco representando a dor e o sofrimento que os negros sofreram. Lembrando que ela proteje os vivos mas, acolhe os que morreram nessa travessia. Travessia essa, em que muitos filhos seriam separados das suas mães.

Carro alegórico trouxe 16 mães da vida real que perderam seus filhos, nos últimos momentos do desfile.

Com 1h07min a Portela encerrra o desfile e a próxima escola a entrar na Sapucaí é a Unidos de Vila Isabel.

Mais notícias você acompanha aqui, Revista Eklética, Uma Coisa Puxa Outra.

 

Leia também